Oxóssi: Verde. Iansã: Amarela. Iemanjá: Azul claro ou Branca. Nanã: Lilás (Roxa).
As cores dos Orixás na Umbanda
O elemento de Oxóssi é a terra e a liberdade de expressão, a liberdade para viver da maneira que somos. Sua saudação é "okê arô" ou, simplesmente, "okê".
20 de janeiro
Acenda uma vela comum da cor de sua preferência, como descrevemos acima, sobre um prato claro, preferencialmente prato branco; (o prato pode ser usado novamente depois) para Oxóssi. Acenda a vela ao lado de um copo de água. Ore e mentalize com muita energia positiva e fé pedindo as graças que tanto deseja.
Geralmente gostam de padê (farofa), seja dendê, azeite de oliva, cachaça. Suas oferendas podem ser acompanhadas de bebidas fortes, vinhos, charutos, fumos e cigarros.
“A comida para Exu é feita com farinha que vem da terra e com alimentos quentes, porque Exu mexe com materialidade, sexualidade, uma energia quente. Para Oxalá, que é um extremo oposto, é um orixá de serenidade, então você serve canjica fria, já que ele mexe com calma, paz, plenitude”.
Anjos da Guarda – Serafins e Querubins Segundo a tradição judaica, e mais tarde cristã, os anjos são organizados em uma hierarquia de diferentes ordens, conhecidas nos coros angélicos Idade Média.