O Sporanox (itraconazol) é considerado uma medicação de prescrição médica a nível Mundial. Como tal, a venda do mesmo sem receita é ilegal.
A eliminação do Itraconazol do tecido cutâneo e ungueal é mais lenta que a do plasma. Assim, a resposta clínica e micológica ideal é alcançada 2 a 4 semanas após descontinuação do tratamento das infecções cutâneas e 6 a 9 meses após descontinuação das infecções das unhas.
Os efeitos colaterais do Itraconazol incluem dor de cabeça, náuseas, dor abdominal, rinite, sinusite, alergia, diminuição do paladar, perda ou diminuição da sensibilidade em determinada região do organismo, sensação de formigamento, picada ou queimadura no corpo, prisão de ventre, diarreia, dificuldade de digestão, ...
Náusea, vômito, gastralgia, dor abdominal superior (dor epigástrica). alteração do paladar (gosto metálico), glossites e estomatites.
O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal (leia: INFORMAÇÕES SOBRE O FLUCONAZOL). Uma opção com posologia menos cômoda é o Itraconazol 200 mg por dia, por 3 dias.