Paguroidea é uma superfamília de crustáceos decápodes da infraordem Anomura. que inclui as espécies conhecidas pelos nomes comuns de caranguejo-eremita, bernardo-eremita, paguro, caranguejo-ermitão e casa-alugada.
Tal como alguns dos seus parentes, o caranguejo eremita morango (Coenobita perlatus) das Seicheles despende de quantidades de energia consideráveis a “remodelar” a sua carapaça. ... Estes animais conseguem desbastar as suas carapaças, segregando químicos erosivos, o que lhes permite criar um interior suave e expansivo.
Anêmona-do-mar e caranguejo-eremita: Nessa interação ecológica, o caranguejo-eremita transporta a anêmona-do-mar, o que confere benefícios para ambos. O caranguejo consegue proteção, uma vez que a anêmona-do-mar apresenta em seus tentáculos células que liberam substâncias urticantes.
Anêmona-do-mar e o caranguejo-ermitão O exemplo mais conhecido de protocooperação é da relação mantida entre as anêmonas-do-mar e o caranguejo-ermitão ou paguro. As anêmonas oferecem proteção ao caranguejo-ermitão, ao mesmo tempo, ele transporta a anêmona sob a sua concha para outros locais.
Olá, Por que quando os moluscos deixam as conchas, o caranguejo-eremita aproveita a concha vazia para se abrigar, quando a concha não cabe mais nele ele procura uma concha maior.