Fórmula química representa o número e o tipo de átomos que constituem uma molécula. Os tipos de fórmulas são: molecular, eletrônica e estrutural plana.
Para montar uma fórmula estrutural, é fundamental saber a quantidade de elétrons que cada átomo necessita para alcançar a estabilidade. Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação.
Para digitar uma equação do zero, pressione Alt + = no seu teclado. Escolha Inserir > Equação e selecione Inserir Nova Equação na parte inferior da galeria interna de equações. Isso abre um espaço reservado para equação em que você pode digitá-la.
A fórmula eletrônica de Lewis mostra os elementos, o número de átomos envolvidos, os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação de pares eletrônicos. O químico norte-americano Gilbert N.
(1) Expansão do octeto:
Trata-se de um tipo de ligação química que ocorre entre um metal e um ametal ou entre um metal e o hidrogênio. ... Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. ... Esse tipo de ligação geralmente ocorre entre um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a ceder elétrons e um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a receber elétrons.
O cloreto de sódio (NaCl) é um exemplo de substância iônica, formada de inúmeros aglomerados iônicos. O elemento que tem maior eletronegatividade (Cl) remove os elétrons do elemento com menor eletronegatividade (Na), formando o ânion (Cl-) e cátion (Na+), respectivamente. Assim, ambos os elementos completam seu octeto.