crossorigin="anonymous">
Resposta. São conjuntos de atividades que se relaciona a transformação de matéria prima vinda da agricultura, aquicultura, pecuária etc. Os principais segmentos são no abastecimento interno do país, como na exportação.
Vantagens> Menor custo de produção, e portanto, menor valor no mercado. Ausência total de Agrotóxicos e fertilizantes, visto que se trata de uma atividade de subsistência. Desvantagens: Pouca produção, devido a maior complexidade. Pouco investimento e interesse por parte do Estado.
Resumo: A AGROINDÚSTRIA É DEFINIDA COMO UM SEGMENTO INDUSTRIAL QUE SE BASEIA EM MATÉRIAS-PRIMAS DO RAMO AGROPECUÁRIO. ... UTILIZANDO ESSA ANÁLISE CONJUNTA FOI POSSÍVEL DEFINIR A MELHOR LOCALIZAÇÃO PARA A AGROINDÚSTRIA, DE FORMA QUE A INSTALAÇÃO FICASSE PRÓXIMA DA MATÉRIA-PRIMA E ATENDESSE O MERCADO CONSUMIDOR.
Resumo: As agroindústrias familiares têm desempenhado importante papel no desenvolvimento do país e com grande importância socioeconômica, principalmente na geração de empregos no campo, distribuindo melhor a renda e melhorando a qualidade de vida dos agricultores, diminuindo assim, a migração campo-cidade.
Atuando no beneficiamento, na transformação dos produtos e no processamento de matérias-primas provenientes da agricultura, a agroindústria é essencial para a integração do meio rural com a economia de mercado.
Resposta: Como responsável por agregar valor ao produto originário do campo, a agroindústria é uma parcela importante da economia brasileira. Os processos agroindustriais garantem segurança alimentar permitindo que o consumidor final possa consumir alimentos saudáveis e processados com padrão rígido de qualidade.
Minas Gerais é o Estado brasileiro com maior participação no valor adicionado ao Produto Interno Bruto (PIB) pela agropecuária, com 15,2%.
Goiás é um dos maiores produtores de tomate, milho e soja do Brasil. Responsável por 33% da produção nacional de sorgo, Goiás é o principal produtor desse grão no país. Outros cultivos importantes são: algodão, cana-de-açúcar, café, arroz, feijão, trigo e alho. A pecuária, por sua vez, está em constante expansão.
Em 2019, Goiás foi o 4º estado brasileiro com maior produção de grãos, 10% da produção nacional. Goiás é o 2º maior produtor de cana-de-açúcar do país, 11,3% da produção nacional, com 75,7 milhões de toneladas colhidas na safra 2019/20.
Além das culturas de milho e soja, destacam-se no Sudeste Goiano monoculturas de algodão em Ipameri, trigo em Catalão, batata em Campo Alegre. Vale ressaltar que a produção não é o único elemento importante para mensurar a agricultura moderna.
Entre os destaques, em Goiás, estão sorgo, milho e soja. No caso de sorgo, o Estado se mantém na primeira posição do ranking de produção, com 1,22 milhão de toneladas, crescimento de 23,4% na safra 2019/2020 em relação à safra passada.