Em geral, os vermes não possuem pernas nem outros membros. Alguns têm cerdas ou pelos que os ajudam a locomover-se. Muitos vermes têm órgãos sensoriais que detectam mudanças no ambiente. Poucos deles têm órgãos sensíveis à luz.
A teníase é uma doença causada por platelmintos das espécies Taenia solium e Taenia saginata. A doença é contraída ao ingerir-se carne contaminada, de suínos ou bovinos, mal passada ou crua. O bovinos são os hospedeiros intermediários da T.
A locomoção dos platelmintos se dá por meio de cílios. Grande parte dos turbelários é ciliada; as espécies maiores movem-se através de cílios com o auxilio de ondulações musculares existentes na parte ventral do corpo.
É uma doença parasitária provocada pelo parasita Schistosoma mansoni, que pode atingir o homem quando ele entra em contato com água doce, onde existam caramujos do gênero Biomphalaria infectados pelo parasita, os quais são comuns em lagoas e açudes, por exemplo.
“Xistose”, “barriga d'água” e “doença dos caramujos”. O agente etiológico da esquistossomose é o S. mansoni, um helminto pertencente à classe dos Trematoda, família Schistossomatidae e gênero Schistosoma.
No Brasil, a doença parasitária é causada pelo verme Trematódeo Schistosoma Mansoni.