A poesia tem uma importância fundamental para a formação crítico-reflexiva do leitor. Ela possibilita ao homem o encontro com a cultura humanística como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade circundante, além de propiciar-lhe ampla crítica dos valores vigentes na sociedade.
O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. Além disso, o educador pode trabalhar a escrita de poesias, contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios interiores sejam retratados enquanto escreve.
poeta (geralmente uma pessoa que tem muito domínio da língua e sensibilidade/criatividade para escrever) e são produzidos para todas as pessoas de forma geral.
De forma conclusiva, Faustino aponta que a poesia tem o poder de provocar na alma de seu leitor uma catarse. Dessa forma, “aquele que verdadeiramente vive um poema, imediatamente, por mais que disso não se dê conta, muda de vida.
Diferenças entre poema e poesia O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Assim, opõe-se à prosa, que é a não utilização de versos na escrita de um texto. Já a poesia é o conteúdo, caracterizado pela plurissignificação, ambiguidade e estranheza.
A poesia consiste em um gênero textual que está ligado a diferentes áreas, como a literatura, música, teatro, no cinema, nas artes plásticas, etc. Ela tem a função de expressar as emoções do eu lírico. ... Dessa forma, caracteriza-se em um gênero subjetivo, carregado de sentimentalismo e emoções.
Nota-se que o poeta repete algumas sílabas (tônicas e átonas) e até palavras inteiras. Esse recurso é conhecido como ritmo poético e consiste na divisão do tempo e do espaço em intervalos iguais, por meio da repetição de sílabas tônicas ou átonas.
Verso é a unidade rítmica de um poema. Corresponde a uma linha de uma estrofe. Estrofe é um agrupamento de versos.
Resposta: A letra (a)Pela alternância de sílabas fortes e fracas. Explicação: Não é a letra (b) porque necessariamente um poema não tem que ter rima.
Resposta. Resposta: a) Pela alternância de sílabas fortes e sílabas fracas no verso.
A sonoridade do poema pode ser altamente regular, muito perceptível, determinando uma melodia própria na ordenação de sons, ou pode ser de tal forma discreta que praticamente não se distingue da prosa. ... Ritmo é, pois, uma alternância de sonoridade mais fraca e mais forte, formando uma unidade configurada.