Das fórmulas de compasso acima, o 6/8 e o 6/4 são os compassos mais usados. O compasso 9/8 é classificado como ternário composto. Há três tempos (três semínimas pontuadas), o que torna a métrica ternária. Como cada unidade de tempo é feita de três notas, a métrica é composta.
Os números inferiores utilizados nas fórmulas dos compassos simples são: 2, 4, 8, 16, 32 e 64. Esse número, nesse tipo de compasso, representa simplesmente o número de tempos do compasso. Os números superiores utilizados nas fórmulas dos compassos simples são: 2, 3, 4, 5 e 7.
O número superior mostra a quantidade de tempos no compasso, sendo três no caso acima. O número inferior indica a figura musical que valerá um (unidade de tempo).
O n° superior designa a quantidade de notas que preenche o compasso, enquanto que o n° inferior designa a qualidade dessas notas comparativamente aos valores. Exemplos: ... Vale ressaltar que cada compasso não pode conter valores a mais ou a menos dos indicados. Espero ter ajudado.
Considerando o valor de uma semibreve como 1 tempo, a miníma vale ½ tempo, a seminima vale ¼ de tempo, a colcheia vale 1/8 tempo, a semicolcheia vale 1/16 de tempo, a fusa vale 1/32 de temo e a semifusa vale 1/64 de tempo.
As figuras de duração, ou figuras de valor musical são separadas em dois grupos. O grupo de valores positivos organiza os símbolos que representam o som, enquanto o grupo de valores negativos organizam os símbolos que representam silêncio.
Quanto vale cada figura musical? E a primeira figura que usaremos será a SEMIBREVE. A semibreve vale 4 tempos, e por isso basta apenas 1 figura para ocupar todo o compasso. Já a MÍNIMA vale 2 tempos.