As feitorias foram entreposto|entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino (e daí para a Europa).
As feitorias eram fortificações costeiras que os portugueses construíam em territórios que exploravam comercialmente, facilitando tanto a navegação (nestas fortificações era possível reparar e reabastecer navios) quanto o comércio naquela região: lá os povos nativos poderiam negociar com os portugueses.
Resposta. Escambo: foi a troca de favores realizada entre indígenas e portugueses no início da colonização; Feitorias:entrepostos comerciais feitos em zonas costeiras que os portugueses construíram para centralizar e dominar o comércio dos produtos locais.
Durante os primeiros trinta anos (1500-1530), desde que chegaram no território brasileiro, eles descobriram o pau-brasil, uma madeira nativa da Mata Atlântica, que tinha sucesso no mercado consumidor europeu. Foi então realizado o primeiro ciclo econômico do Brasil: o ciclo do pau-brasil.
Os portugueses davam bugigangas (apitos, espelhos, chocalhos) para os indígenas e, em troca de trabalho, os nativos deveriam cortar as árvores do pau-brasil e carregar os troncos até as caravelas portuguesas.
Escambo é uma atividade de troca que era utilizada quando ainda não havia sistema monetário. Essa troca, conhecida também como permuta ou troca direta, envolvia apenas coisas, serviços ou ambos. Muito comum entre a comunidade indígena, durante a colonização do Brasil o escambo foi utilizado na extração do pau-brasil.
os índios recebiam presentes dos portugueses, como instrumentos e ferramentas, espelhos, facas, foices, e em troca os índios trabalhavam fornecendo a madeira pela qual os portugueses tinham interesse, o Pau-Brasil.
Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho. ... Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira.
Alguns historiadores chamaram o primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas” (como uma tentativa de amenizar e adocicar as péssimas relações que foram mantidas), mas percebemos que o início do processo de colonização portuguesa foi um “desencontro de culturas”, que mais correspondeu ao ...
No ano de 1500, os primeiros portugueses chegaram ao chamado “Novo Mundo” (América), e com eles o navegador Pedro Álvares Cabral desembarcou no litoral do novo território. Logo, os primeiros europeus tomaram posse das terras e tiveram os primeiros contatos com os indígenas denominados pelos portugueses de “selvagens”.
Resposta. Resposta: Trocaram "espelhos, pentes e outros objetos de pouco valor" , por ouro e outras pedras preciosas que os índios desconheciam o valor.
No caso dos nativos com os colonizadores, o choque cultural se deu logo no primeiro momento de encontro, pois os hábitos sociais e culturais dos dois povos eram totalmente diferentes, de modo que um considerou o outro como muito estranho, o que terminou servindo como justificativa ideológica para que os europeus ...
O encontro dos portugueses com os indígenas é considerado um choque cultural , pois os indígenas tinham o seu jeito de viver , quando os portugueses chegaram nas terras que hoje é o Brasil eles começaram a impor a sua cultura , eles fizeram os indígenas aprenderem português, os tornaram católicos e etc.
Obrigaram a deixarem cultura e língua para falarem a língua portuguesa, coisa que hoje também existe um modelo etnocêntrico: se você é nordestino, eles zombam de você por possuir um sotaque distinto do padrão, que é o carioca e paulista. A respeito do choque entre PT e PT brasileiro, é mera questão de diversidade.
Bom, as principais diferenças entre os portugueses os indios era que os primeiros eram considerados civilizados, se vestiam com roupas mais "compostas" que não mostravam muito a pele, também andavam calçados e detinham de um conhecimento sobre o resto do mundo um pouco mais avançado. Espero ter ajudado!
No caso podemos afirmar que as principais diferenças dizem respeito a língua, a cultura e os costumas. Nesse quesito é de suma importância perceber que existem vários povos indígenas diferentes no Brasil, cada um com suas peculiaridades.
Os europeus se vestiam com roupas mais elaboradas, que não mostravam muita pele, andavam calçados e tinham mais conhecimento sobre outras terras e tecnologia armamentista, por exemplo, os europeus já possuíam armas de fogo enquanto os índios ainda utilizavam armas artesanais, como arco e flecha.
Os primeiros contatos do europeus e indígenas foi um choque de culturas, sendo que inicialmente foi um contato pacífico, principalmente da parte dos portugueses, sendo que os Espanhóis, ao chegarem, logo entraram em guerra com os indígenas.