A autofagia acontece quando as células englobam e degradam porções de seu próprio citoplasma. Nesse processo, formam-se membranas, de origem ainda controversa, que englobam porções do citoplasma, produzindo uma estrutura fechada denominada de vacúolo autofágico ou autofagossomo.
Hipócrates (460-370 AC), considerado um dos pais da medicina moderna, prescrevia o jejum para o tratamento de diversas doenças e dizia: “Comer quando se está doente é alimentar a doença”.
O jejum intermitente surgiu há milhares de anos, sendo uma prática comum devido à escassez alimentar. Afinal, era preciso caçar para poder comer. Um pouco mais tarde, a ideia do jejum foi acompanhada da limpeza espiritual ou mesmo para alcançar planos superiores do universo.
O primeiro jejum que foi praticado como ato religioso, registrado nas páginas do Antigo Testamento, aconteceu no reinado de Acabe, no reino do Norte, por determinação de sua esposa gentia, pagã, idólatra, inimiga dos profetas de Deus, Jezabel.
É o ato de ficar sem comer e beber. O jejum religioso é aquele em que alguém deixa de comer por motivos relacionados à fé. No Novo testamento, Jesus recomenda jejum para expulsar demônios. ... Não há regras fixas na Bíblia sobre quando jejuar ou qual tipo de jejum praticar, isto é algo pessoal.