A memória anterógrada consiste na nossa capacidade de consolidar novas memórias a partir de um ponto, enquanto a retrógrada consiste em lembrar de experiências que aconteceram anteriormente em nossa vida. Para ilustrar todo o processo da memória declarativa, voltemos a situação da viagem de férias.
A codificação é o primeiro processo de memória, durante o qual a informação é transformada para que possa ser armazenada. Este é um processo fisiológico que começa com atenção. ... A forma como codificamos as informações determina como elas serão armazenadas e quais sugestões serão efetivas quando tentarmos recuperá-las.
Hoje sabemos que a memória consciente fica inicialmente guardada no córtex pré-frontal, em seguida é convertida em memória de longo prazo no hipocampo e finalmente armazenada nas mesmas áreas do córtex que processaram a informação originalmente, por exemplo, as memórias das imagens visuais são armazenadas no córtex ...
Atualmente, o consenso é de que as memórias são armazenadas em redes neurais presentes no cérebro, ou seja, em conexões que permitem que as informações possam ser transferidas de um neurônio a outro.
Para a formação e evocação da memória o hipocampo e suas conexões são as principais regiões do cérebro envolvidas (Izquierdo, 2007). ... O sistema límbico participa na contextualização da memória e nos processos emocionais, conjuntamente com o hipotálamo e a área pré-frontal.
Hoje sabe-se que diversas áreas do cérebro estão envolvidas com a memória, e que memórias recentes são “armazenadas” em uma região (temporal), enquanto memórias mais antigas ficam em outra (lobo frontal).
Eles descobriram que as memórias são armazenadas ao longo de estruturas cerebrais em muitas as conexões entre os neurônios. ... Memórias de curto prazo são processadas na parte frontal do cérebro em uma região altamente desenvolvida, chamada lóbulo pré-frontal.
Essa primeira reação é conhecida como resposta primária. Os seres humanos são capazes de estimular a produção de células de memória no corpo e, assim, prevenir-se contra algumas doenças. Os agentes utilizados para a produção de células de memória são: a) antitérmicos.
Entre as células de defesa estão os linfócitos T-CD4+, principais alvos do HIV, vírus causador da aids, e do HTLV, vírus causador de outro tipo de doença sexualmente transmissível. São esses glóbulos brancos que organizam e comandam a resposta diante dos agressores.
Os leucócitos, muito conhecidos como glóbulos brancos, são células arredondadas e nucleadas. São produzidos na medula óssea e na maioria das vezes são bem maiores do que as hemácias.