Ela ficou dividida em europa socialista, apoiada pela URSS e em europa capitalista, apoiada pelos Estados unidos... o marco material dessa divisao foi o muro de Berlim, construido na cidade de Berlim, na Alemanha.
A expressão usada por Churchill era uma metáfora sobre a influência soviética na região e a separação econômica existente entre o leste europeu e a Europa capitalista. ... Com a derrubada de Gorbachev, em 1991, o regime soviético chegou ao fim. Trinta anos depois de criada, a cortina de ferro se abriu definitivamente.
Cortina de Ferro foi uma expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes, aEuropa Oriental e a Europa Ocidental como áreas de influência político-econômica distintas, no pós- Segunda Guerra Mundial conhecido como Guerra Fria.
Resposta: O termo duas Europas faz referencia ao período da guerra fria, na qual os países europeus estavam divididos entre o capitalismo dos EUA e o comunismo da União Soviética.
Um muro que divide o mundo O grande símbolo da bipolaridade existente na época da Guerra Fria foi o Muro de Berlim. Na verdade, a Alemanha foi dividida em dois países. Um a República Federal da Alemanha (capitalista) e o outro República Democrática Alemã (socialista).
Durante a guerra fria o mundo era dividido em leste (socialista liderados pela Urss) e Oeste (capitalista liderados pelos EUA.) depois da guerra o mundo se dividiu em norte (Países ricos desenvolvidos) e sul (países pobres, subdesenvolvidos ou em desenvolvimentos os chamados emergentes.)
O mundo ficou dividido por causa de duas ideologias antagônicas que deram origem à ordem bipolar: de um lado encontrava-se a grande potência capitalista, os Estados Unidos da América, e, do outro lado, a União Soviética destacava-se como a potência socialista.
No período da Guerra Fria, por exemplo, o mundo foi dividido em: Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo.
A Guerra Fria foi um período histórico do século XX no qual o mundo ficou dividido em dois blocos políticos e ideológicos, comandados de um lado pelos EUA e de outro, pela URSS.
Alguns resquícios da Guerra Fria no mundo atual são a separação da Coreia do Norte e do Sul, a existência de ogivas nucleares americanas em bases da Alemanha e a tensão nas relações entre a Rússia e os Estados Unidos.
A geopolítica se desenvolve durante o período da Guerra Fria. As disputas territoriais e ideológicas entre as duas principais potências (Estados Unidos e União Soviética) contribuíram para gerar diversas estratégias políticas dos Estados para a conquista de novos territórios.
1947 – 1991
1947 – 1991
Acontecimentos importantes da Guerra Fria
7 Acontecimentos marcantes da Segunda Guerra Mundial
O Muro de Berlim
Explique a última frase do texto: "Quando a guerra fria se tornou mais gélida, as pessoas votaram com seus pés, única forma autorizada que tinham para votar".
Um dos principais símbolos da Guerra Fria foi, sem dúvida, o Muro de Berlim, construído na cidade alemã a partir de 13 de agosto de 1961. O muro dividia a cidade de Berlim em duas áreas: Berlim Oriental e Berlim Ocidental.
O Muro de Berlim é como conhecemos o muro que foi construído em 1961 e que separava Berlim Ocidental de Berlim Oriental. Essa construção foi um dos grandes símbolos da Guerra Fria por deixar evidente a polarização que marcou o mundo na segunda metade do século XX.
Polarização: por meio de dois blocos, um sob influência americana e outro sob influência soviética, foi a grande marca da Guerra Fria.
Resposta. Resposta: A guerra fria influenciou a política brasileira do mesmo modo que influenciou a política de uma série de outros países do mundo: forçou governos a tomarem posicionamentos, se alinhando ou aos soviéticos ou aos estadunienses.