O método científico é o processo seguido na obtenção de conhecimentos. Ele compreende os seguintes passos básicos: observações preliminares; problema; fundamentação teórica; amostragem; instrumentos; coleta de dados; organização dos dados; análise, inferências e conclusões.
O método em que se usa a filosofia é o método diário: para aprender a filosofia não se deve esquecer que a filosofia visa um olhar mais crítico por nós.
Entre os principais métodos filosóficos estão: Dialético – conflito de ideias e argumentos para se chegar a um consenso; Hermenêutico – interpretação e análise do contexto histórico, social e da linguagem; Analítico – analisa internamente as estruturas da linguagem.
Método da Filosofia
Teoria do conhecimento Uma forma de responder essa questão é através de uma visão geral das suas principais áreas da filosofia – metafísica, epistemologia, ética, estética, filosofia política, lógica – e dos vários problemas abordados em cada uma delas.
A filosofia moderna é humanista e antropocêntrica, o homem passou a ter seu ponto de vista, sendo o centro das atenções, ênfase na fé como experiência individual, valorizando o individualismo e o espírito crítico, em busca de explicação científica.
Podemos afirmar seguramente que esse período foi considerado de intensas mudanças. Caracterizou-se por uma fase de grandes transformações, revoluções e mudanças na mentalidade ocidental, mudanças essas de ordem econômica, científica, social e religiosa, que balizaram o sistema capitalista.