Continue a leitura do post e conheça 7 possibilidades de atuação do profissional de Ciências Contábeis!
A Contabilidade pode ser conceituada como sendo “a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entida- des com fins lucrativos ou não”. c. Pode-se dizer que o campo de aplicação da Contabilidade é a entidade econômico-administrativa, seja ou não de fins lucrativos.
Compliance, Governança Corporativa e Conselho Fiscal - Auditoria Interna e Externa (independente), Comitê de Auditoria, Auditoria Operacional, Legal e Normativa, Auditoria Analítica, Gerenciamento de Controles Internos e de Riscos de Liquidez, Contabilidade Forense (Perícia Contábil). ... Contabilidade de Custos.
Existem vários tipos de contabilidade? A contabilidade pode ser dividida em contabilidade financeira e empresarial. ... A contabilidade empresarial ou analítica supõe o uso do cálculo de custos (com as suas correspondentes classes de custos, etc.).
INVESTIMENTO DE CAPITAL - ajudar na gestão de risco de um determinado investimento; PROJETOS AMBIENTAIS - ajudar a verificar a viabilidade econômica do projeto como um todo; POLÍTICAS PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS - ajudar a verificar a viabilidade econômica do projeto como um todo; Espero ter contribuído.
Questão 1 - Quais são as funções gerenciais mais relevantes da Contabilidade de Custos? Auxílio ao controle e apuração de Imposto de Renda. Ajuda à tomada de decisão e levantamento de Balanço. Auxílio ao controle e ao processo de tomada de decisão.
A contabilidade de custos surgiu com o advento do sistema produtivo, ou seja, com a Revolução Industrial. ... O sistema desenvolvido nessa época visava avaliar os custos de transformação de cada processo de mão-de-obra empregada, com o objetivo de oferecer condições para medir a eficiência do processo de produção.
A contabilidade de custos originou-se da contabilidade financeira, no início da idade média, chamada era dos artesãos. Com a Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, surgiu uma nova fase para a contabilidade de custos, que, para alguns, se estende até os dias atuais, caracterizada pelo sistema fabril.
São exemplos de decisões normalmente tomadas com base em informações de custos: a) Concessão de descontos sobre preços.
Resposta. Devemos separar os custos fixo como aqueles que temos uma previsão de gasto fixo todo mês, como alugueis agua luz telefone alugueis de software. Enquanto os custos variáveis são aqueles geralmente atribuídos na área da produção, como impostos materiais de embalagem despesas variáveis comissões e outros.
( V ) O papel da contabilidade de custos, no que tange a decisões, é fazer a alimentação do sistema sobre valores relevantes tanto no curto quanto no longo prazo.
Quanto à função Gerencial de controle, pode-se afirmar que a Contabilidade de Custos é importante para: I. Fornecer dados para fixar padrões de comparação. II. Apenas auxiliar na avaliação dos estoques físicos.
Por isso, a contabilidade de custos precisa se tornar ferramenta indispensável na gestão financeira de uma empresa, pois é com ela que os gestores podem garantir os lucros ao definir o preço de venda correto e até reduzir gastos da operação.
a) ( ) Em empresas prestadoras de serviços, a Contabilidade de Custos pode ser utilizada para dar suporte ao processo de gestão: planejamento, execução e controle das atividades. ... Não é objetivo normal de um sistema de custo fornecer informação para subsidiar o processo de: a) Controle.
Como exemplos de elementos fabris de custos de uma empresa de manufatura, podem-se citar: a) Depreciação de equipamentos e compra de ações. b) Refugos, sobras e salários da alta administração.