O Sistema Hexadecimal foi criado com o mesmo propósito do Sistema Octal, o de minimizar a representação de um número binário. Se considerarmos quatro dígitos binários, ou seja, quatro bits, o maior número que se pode expressar com esses quatro dígitos é 1111, que é, em decimal 15.
A nomenclatura "hexadecimal" é usada devido aos termos "hexa" que significa "6" e "deci" que representa "10", portanto indicando a base 16. Cada número hexa significa quatro bits de dados binários. Um byte é criado por 8 bits e é representado por dois dígitos hexa.
O código Hexadecimal para cores consiste em seis letras ou números precedidos do “#” e seus números significam: Os dois primeiros elementos representam a intensidade de vermelho; O terceiro e quarto elementos representam a intensidade de verde; Os dois últimos a intensidade de azul.
Compõe-se de quatro tempos. Pode ser formada pela aglomeração de dois binários, simples ou compostos. A aglomeração pode ser notada quando o primeiro tempo é acentuado, segundo e quarto são fracos e o terceiro tem intensidade intermediária.
Os compassos podem ser classificados pelo número de tempos em: Binários: quando possuem dois tempos (2 é o numerador). Ternários: quando possuem três tempos (3 é o numerador). Quaternários: quando possuem quatro tempos (4 é o numerador).
Subdivida proporcionalmente o tempo em partes iguais, pronunciando as sílabas em sincronia com o gesto da mão. 3. Subdivisão Ternária – Tercinas e Compassos Compostos. Cante para as subdivisões as sílabas “Tá-te-ti" e para as bi-subdivisões as sílabas "Tá-fa- Te-fe-Ti-fi”: considerando as acentuações métricas.
A barra dupla são duas barras simples desenhadas juntas separando duas seções dentro de uma peça ou uma linha seguida por outra mais espessa, indicando o fim da peça ou do movimento.