Na postagem de hoje, você aprenderá as cinco principais correntes que os psicólogos seguem para orientar o seu trabalho na psicoterapia.
Como mencionamos nos tópicos anteriores, um dos teóricos mais lembrados quando se fala em Psicologia do Desenvolvimento é Jean Piaget. Seu trabalho se concentrou em como se dá a construção do conhecimento, ou seja, quais processos estão por trás da evolução na estrutura do pensamento do ser humano.
A psicologia do desenvolvimento humano basicamente estuda o comportamento do ser durante a vida. A Psicologia do Desenvolvimento Humano, estuda o desenvolvimento do ser humano nos aspectos: intelectual, social, físico, emocional, desce o nascimento até a idade adulta.
Enfocamos também, de forma sintética, ideias centrais de seis impor- tantes teóricos da Psicologia, para compreensão do desenvolvimento huma- no: Sigmund Freud, Anna Freud, Erik Erikson, Jean Piaget, L. S. Vigotski e Henri Wallon.
Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.
Freud acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivíduo possivelmente já desenvolveu as estratégias fundamentais para a expressão dos seus impulsos, estratégias essas que estabelecem o núcleo da personalidade.
O objetivo central do desenvolvimento é melhorar a vida humana. Isso significa ampliar as capacidades, as oportunidades e as escolhas das pessoas.
O que é a Teoria de Piaget De acordo com os seus conceitos, o desenvolvimento cognitivo do homem tem a ver com o acompanhamento de respostas mais elaboradas ao ambiente. A partir daí, o ser humano começa a criar insights, ter sacadas para entender e se adaptar ao seu novo universo.
As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.
O desenvolvimento do embrião humano se inicia logo após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Na espécie humana, a fecundação do ovócito secundário (também chamado de óvulo) ocorre no interior do corpo feminino, mais precisamente na tuba uterina.
A presente pesquisa conta com o objetivo de unificar as fases de desenvolvimento de Piaget (1999) os quais são quatro estágios que proferem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais, bem como será descrito cada estágio em suas principais particularidades.
O desenvolvimento motor humano é compreendido em quatro fases: fase motora reflexiva, fase motora rudimentar, fase motora fundamental e fase motora especializada. A figura abaixo representa as etapas do desenvolvimento motor citadas por Gallahue e Ozmun (2003).
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.
Fase motora reflexa Os reflexos são os primeiros movimentos realizados pelo ser humano são movimentos involuntários e são comandados subcorticalmente e é a base para os movimentos motores reflexos.
As atividades locomotoras (andar, correr, saltar e saltitar), não-locomotoras (flexionar, estender, torcer, girar e levantar) e atividades manipulativas (lançar, pegar, bater, rebater, chutar e quicar) são exemplos de movimentos que devem ser desenvolvidos nos primeiros anos da infância.
O movimento reflexo é uma resposta a um estímulo estereotipado na mesma intensidade deste, mas que não pode ser aprendida, modificada ou aprimorada pelo aprendizado. É o que acontece ao furarmos o dedo com uma agulha, por exemplo, seu toque estimula o neurônio sensitivo, que leva o impulso até a medula.