O ponto de partida do trabalho do educador para possibilitar a aprendizagem é esta capacidade de indução, de provocação, de estímulo para a motivação; quem vai conhecer é o sujeito, porém o outro sujeito, o educador, faz o acompanhamento na perspectiva de despertar, de provocar o sujeito para tal.
Resposta. Cabeçalho, objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos didáticos, metodologias de avaliação, referências.
DSão elementos constitutivos do didática: organização do espaço e tempo, organização curricular e organização dos recursos audiovisuais. ESão elementos constitutivos do planejamento: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação, relação professor e aluno, recursos humanos e audiovisuais.
Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.
9) Qual é o lugar dos conteúdos entre os elementos constitutivos do processo didático. R: O conteúdo é o núcleo da instrução. Junto com outros elementos concretiza a ação didática, que tem fundamento na relação entre o aluno e a matéria, com a meta de apropriar-se dela com a mediação do professor.
Três aspectos que podem ser citados são: - Processo de aprendizagem: processo em que as competências, habilidades, valores e conhecimentos são adquiridos ou modificados. - Avaliação da aprendizagem: tarefa didática atribuída ao professor usada para acompanhar os resultados do aluno.
Ela favorece uma aprendizagem qualitativa, tendo em vista, focalizar sempre o melhor para os alunos e viabilizar facilidades no trabalho do professor, tornando suas ações seguras e precisas. Em suma, a didática é a disciplina que fundamenta a prática docente.
A Didática refere-se principalmente ao saber fazer pedagógico do professor, ou seja, do seu saber de como e o quê deve ensinar adquirido em sua formação. Ela reporta sobretudo ao conhecimento teórico e prático daquilo que se ensina, mais até do que a própria Metodologia de Ensino.
O significado de Didática como teoria do ensino ganhou força a partir do século XVII, com a obra Didática Magna, do pastor protestante João Amós Comênio (1592-1670), publicada pela primeira vez em fins de 1657. ... Assim como fazer ciência era aplicar um método, também ensinar era aplicar um método (AZANHA, 1987:68).