Terras indígenas, segundo a legislação brasileira, são aquelas tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas do Brasil, habitadas em caráter permanente, utilizadas para as suas atividades produtivas, e imprescindíveis à preservação dos recursos naturais necessários para o seu bem-estar e sua reprodução física e ...
A teoria do indigenato consiste no fato de que os povos indígenas têm direito aos seus territórios tradicionalmente ocupados, conforme expresso no artigo 231 da Constituição brasileira, não podendo haver nenhuma limitação a este direito, devendo o poder público federal demarcar e proteger todas as terras.
Após a aprovação da Constituição Federal em 5 de outubro de 1988, os direitos indígenas foram lentamente, sendo colocados em prática algumas poucas terras foram sendo demarcadas, e conforme as demarcações foram aumentando também cresceram as manifestações contra esse direito dos indígenas entre elas, pessoas, empresas ...
A questão indígena é um dos temas mais apaixonantes pelas emoções que suscita, entrando em linha de conta tanto o desconhecimento da situação quanto considerações sobre a liberdade de escolha dos indígenas, passando pela atuação de ONGs e dos mais diferentes tipos de interesse.
Resposta. Resposta: A necessidade de demarcação da terra indígena é a espinha dorsal de toda a luta ancestral da população indígena no Brasil. Recentemente, tivemos alguns avanços nos direitos na demarcação da terra, mas ainda há muito o que se fazer para que isso de fato aconteça.
os indígenas. falta de terras e de produtividade. Estes problemas, muitas vezes, acarretam o alcoolismo que, por sua vez, impulsiona o suicídio.
Os povos indígenas enfrentam diversos desafios diante da atual sociedade brasileira. Dentre esses problemas o preconceito cultural e a disputa por terras desafiam a continuidade dos costumes indígenas...
Em alguns casos, grupos de posseiros, grileiros e fazendeiros entram em conflitos com os indígenas em torno da disputa territorial. Muitas vezes, os limites impostos pela demarcação não são respeitados, o que se configura como um grave crime, pois há invasão de uma área de proteção patrimonial.
De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a atual população indígena do Brasil é de aproximadamente 818.
Milhares de indígenas foram mortos por conflitos armados, violências dos portugueses, doenças trazidas pelos estrangeiros e pela escravização. Em meados de 1600, o número de indígenas já havia caído de 5 milhões para 700 mil.
Vivendo em aldeias somam 503.
No século XX já os descendentes de indígenas, tradicionalmente oprimidos, mas que buscam o reconhecimento da sociedade nacional, começaram a afirmar-se como "índios" e a demandar seus direitos à terra e à identidade. Para tanto, têm tido que demonstrar conhecimentos sobre suas tradições.
Ainda sofrem com a visão ultrapassada que a maioria da sociedade brasileira tem sobre o índio – acredita-se, no geral, que o indígena é um selvagem – ser índio é nada mais que uma descendência étnica com seus costumes bastantes presentes; porém muitos estudam e escolhem viver longe de suas tribos, isso não muda a ...
"Quanto à questão da saúde, o governo brasileiro trata os indígenas como subcidadãos. A saúde indígena está na mão de ONGs, quer dizer, é uma ONG que contrata médicos, enfermeiros e assistentes. Na educação, as escolas estão precárias e os professores indígenas recebem muito mal.
indio= descendente ou morador de uma tribo indígena. indígena= etnia denominação de um povoado de índios.
Sendo assim, o termo índio foi utilizado de forma indiscriminada para todas as populações encontradas aqui até então. O conceito de indígenas faz menção, segundo o dicionário de língua portuguesa, ao “nativo, pessoa natural do lugar ou do país em que habita”.
O termo "índio" provém do fato de que Cristóvão Colombo, quando chegou à América, estava convencido de que tinha chegado à Índia, haja vista que o gentílico espanhol para a pessoa nativa da Índia é indio (índio), e dessa maneira chamou os povos indígenas que ali encontrou.
Vem do nome do rio INDU, do Sânscrito SINDHU, como era conhecido o rio. Índio é que vem de Índia; quando Colombo chegou às Américas, pensava que tinha atingido a Índia e a partir daí nomeou os seus habitantes.
Sonhar com índio significa o misticismo e as coisas esotéricas. É um ser ligado à sensibilidade e aos conhecimentos sobrenaturais. Coloque em prática tudo o que você acredita! ... O significado de sonhar com índio revela que você está em processo de transformação e de mudança, encontrando um novo nível de maturidade.
No início da colonização, a mão de obra indígena era utilizada na extração do pau-brasil. Era recompensada pelo escambo de alguns objetos, tais como facões e espelhos ou até aguardente. ... Conforme a lei, o índio somente poderia ser escravizado em situações de “Guerra Justa”, ou seja, quando eram hostis aos colonizadores.
São frequentes os relatos de índios mutilados pelo tronco, que consistia em duas estacas enterradas em ângulo agudo, onde os tornozelos eram amarrados. ... Quem se atrevia a discordar dos chefes dos postos também podia ser preso, já que eles tinham autonomia para castigar os índios.
Apesar de buscar melhores condições de vida na cidade, a maioria dos indígenas vive em situação de pobreza, tem dificuldade de conseguir emprego e a principal renda vem do artesanato. “Geralmente, as comunidades estão localizadas em área de risco. Nunca é numa área boa.