Um ciclo de seleção recorrente envolve basicamente quatro fases que são: a) obtenção de progênies, b) avaliação de progênies, c) seleção, d) recombinação. ❖ Obtenção de progênies: meio irmãos, irmãos germanos e progênies parcialmente endogâmicas S1 e S2.
termo “top-cross”, também, é empregado nos cruzamentos entre linhagens com um testador, que pode ser uma variedade, linhagem ou híbrido, visando à avaliação da capacidade geral ou específica das linhagens, dependendo se o testador for de base genética ampla ou restrita.
A diferença básica é: Híbridos são obtidos pelo cruzamento forçado entre duas plantas de linhagens puras diferentes. Variedades são obtidas pelo cruzamento natural entre plantas da mesma linhagem.
Os híbridos simples são potencialmente mais produtivos que os outros tipos, apresentando maior uniformidade de plantas e de espigas. São também os mais caros, custando, muitas vezes, acima de R$ 300 o saco de 60 mil sementes, normalmente suficiente para o plantio de um hectare.
Dentro destas aptidões, as características de interesse da cultura podem variar. Híbridos ou variedades de milho para grãos priorizam boa polinização e desenvolvimento de espiga....Variedades de milho mais produtivas: aptidão da variedade ou híbrido utilizado
Para acontecer o cruzamento e formar os grãos na espiga é necessário que o pó do pendão tenha contato com o cabelo da boneca. O pó do pendão entra através dos cabelos para o interior da boneca onde se dá a fecundação e a formação do grão. Cada grão de pó de pendão forma um grão de milho.
Realizar o cruzamento é bastante simples, pois basta juntar os possíveis gametas em cada um dos quadrados em branco. Sendo assim, em cada um dos quadrados, teremos dois alelos da característica estudada: um proveniente de um indivíduo e outro proveniente do outro.