Objetivo : Esta Norma fixa as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura, visando à sua boa compreensão.
É a denominação dada a toda e qualquer medida expressa em plantas arquitetônicas. É a linha onde marcam os pontos que limitam um ambiente ou uma parede, especificando nesta o seu valor, normalmente expresso em metros. O projeto que apresenta todas as cotas necessárias à sua execução é chamado de um projeto cotado.
Para isso vá ao menu FORMAT e clique na opção DIMENSION STYLE.
Por exemplo, digite 100 se o sufixo é m (metros) e o sufixo da subunidade deve ser exibido em cm (centímetros). Sufixo de sub-unidade: Inclui um sufixo na sub-unidade do texto da cota.
Para criar um estilo de cota
Help
Adicionar uma linha de chamada da cota em uma cota
Para criar uma linha de chamada com linhas retas
Num desenho, a indicação completa das medidas compreende: Linhas de chamada/auxiliar: são linhas finas, paralelas entre si, que limitam a dimensão indicada pela cota. Elas não devem encostar no desenho. ... Cada dimensão deve ser cotada uma só vez.
O processo é bem simples, para inserir uma linha de chamada basta ir até a aba Annotative (Anotações) e no painel Leaders (Chamadas) clicar no ícone Multileader. Ao clicar no botão são necessários apenas mais dois cliques sendo o primeiro onde a seta vai ficar localizada e em seguida onde o texto vai ficar localizado.
É possível criar notas gerais usando o comando TEXTOM (ou inserir MT na janela de comando), que equivale a texto multilinha. A ferramenta de texto multilinha está disponível no painel Anotação. Após iniciar o comando TEXTOM, você será solicitado a criar uma "caixa de texto" com dois cliques diagonais.
Para criar um balão de referência (AutoCAD Mechanical Toolset)
Linhas de chamadas servem para fazer uma anotação textual sobre um desenho, seja ela uma chamada para um detalhe ou uma identificação específica do desenho.
As linhas de chamadas devem ultrapassar levemente as linhas de cota e também deve haver um pequeno espaço entre a linha do elemento dimensionado e a linha de chamada. O limite da linha de cota pode ser indicado por setas, que podem ser preenchidas ou não, ou por traços inclinados.
A distância entre o elemento e a linha de cota é constante e no mínimo de 7mm. Como também entre linhas de cotas paralelas. Os eixos de simetria e as linhas do contorno não devem nunca ser usados como linhas de cota, embora podem ser usados como linhas de extensão.
As cotas devem ser apresentadas em desenho em caracteres com tamanho suficiente para garantir completa legibilidade, tanto no original como nas reproduções efetuadas no microfilmes (conforme NBR 8402). As cotas devem ser localizadas de tal modo que elas não sejam cortadas ou separadas por qualquer outra linha.
Cotas básicas são aquelas que indicam o comprimento, a largura e a altura do objeto.
As cotas devem ser sempre indicadas nas vistas onde os elementos aparecem melhor representados. tracejadas. Por isso, a cotagem do furo aparece indicada na vista superior que é a vista onde a forma circular fica mais visível.
Medidas de comprimento, altura e largura.
Cotas lineares são colocadas entre pontos selecionados. As cotas são alinhadas para o eixo horizontal ou vertical da vista. Os pontos selecionados são pontos finais de elementos ou a intersecção de referências (por exemplo, a união de duas paredes).