Resposta: A pele elimina ou conserva o calor do seu corpo, conforme a necessidade. Para dissipar o calor em excesso, produz o suor. Para manter a temperatura, provoca o arrepio.
É que a pele está dando mais uma mãozinha para regular sua temperatura, desta vez através do aumento do calibre dos vasos sanguíneos. Este aumento chama-se vasodilatação, e permite que a perda de calor seja mais rápida, já que circula maior quantidade de sangue esfriado pelo corpo.
No hipotálamo situa-se o sistema de controle central, que regula a temperatura do corpo ao integrar os impulsos térmicos provenientes de quase todos os tecidos do organismo, e não apenas em relação à temperatura central do organismo, o que tem sido considerado como temperatura corporal média.
As funções do suor não se ficam pela excreção – ele é um dos mecanismos que o organismo tem à sua disposição para regular a temperatura, impedindo que o corpo atinja temperaturas elevadas, incompatíveis com a sobrevivência.
Para o Calor: são acionados para ajudar o corpo humano a perder calor. Vaso dilatação periférica: os vasos sanguíneos dilatam-se, a temperatura da pele aumenta, ç p g p p facilitando a perda de calor por convecção.
Resposta. Para que respondamos tal questão, deve-se ter em mente que a maior eliminação de suor é essencial para redução da temperatura corporal, podendo ser tido como um mecanismo de controle corpóreo.
A temperatura do corpo reflete o equílibrio entre a produção e a perda de calor e pode cair como resultado da perda de calor por condução, convecção, radiação ou evaporação. A condução é a transferência de calor por contato direto a um gradiente de temperatura, por exemplo, a partir de um corpo quente ao ambiente frio.
A convecção ocorre quando uma porção de um gás se aquece por qualquer motivo e, em conseqüência, se torna mais leve que o restante do gás ao seu redor. Por causa dessa diminuição em densidade por aquecimento, o gás é forçado a subir.
Na medida em que a necessidade de perder calor se torna cada vez mais intensa, tanto pelo aumento da intensidade do exercício, quanto pela elevação da temperatura ambiente, a sudorese e a evaporação do suor são mais exigidas. A consequência óbvia é uma perda cada vez maior de líquidos e sais minerais pelo suor.