EQST

O Que Flebite?

O que é flebite?

A tromboflebite (ou apenas flebite) acontece quando o sangue coagula em uma veia do sistema venoso superficial. Ou seja, é uma trombose venosa superficial.

Quais os riscos da flebite?

Os fatores de risco para a flebite são inúmeros, dentre eles os mais importantes são o tempo de permanência do cateter, local de onde foi feita a punção, uso de antibióticos, tempo de internação, intervenção de urgência, sexo, quantidade de acessos que foi realizado no mesmo paciente.

Qual a diferença entre flebite e trombose?

Pode ocorrer em uma veia superficial ou profunda, localizada no interior dos músculos. A principal diferença entre as duas patologias é que a tromboflebite ocorre de forma mais superficial, já a trombose pode acometer veias mais profundas.

Qual o tratamento para trombose superficial?

Na maioria das vezes, a trombose venosa superficial desaparece sozinha. A aplicação de compressas mornas e a administração de um analgésico, como aspirina ou outro medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE), ajudam a aliviar a dor.

Quanto tempo dura uma tromboflebite?

Seu quadro clínico é típico e consiste em dor, edema, eritema, hipersensibilidade ao longo do trajeto da veia afetada e endurecimento da veia. O processo em geral segue um curso benigno e autolimitado com remissão completa dentro de 7 a 10 dias.

Quantos dias de repouso em caso de trombose?

A anticoagulação é uma medida terapêutica bastante eficaz para a Trombose Venosa Profunda. A depender do anticoagulante utilizado, temos períodos de latência diferentes. No geral, em tromboses de panturrilha, o repouso absoluto costuma ser de 7-14 dias, a depender lógico da evolução dos sintomas.

Quando a veia fica dura?

Em geral, sim. Veia endurecida, dolorosa e muitas vezes com aspecto avermelhado da pele sobre ela indicam processos trombo-flebiticos deste vaso. O ideal seria uma avaliação com Angiologista ou Vascular, pois, dependendo da veia, há necessidade de tratamento específico e acompanhamento.

Porque as varizes ficam duras?

A origem deste problema é sempre um coágulo de sangue que se origina em uma veia de nosso corpo. Ela costuma ser profunda e quase sempre se localiza onde a circulação costuma ser pior, como nas panturrilhas e nas coxas.

O que é bom para desinchar veias?

Tromboflebite superficial

  1. Medicamentos - anti-inflamatórios e analgésicos podem ser usados para controle dos sintomas.
  2. Creme – massagem com creme apropriado ajuda a aliviar os sintomas e promove a absorção do coágulo.
  3. Calor local – ajuda no alívio dos sintomas e na absorção do coágulo.

Como acabar com vasos e varizes nas pernas?

Os vasinhos nas pernas podem ser eliminados com o uso de cremes, remédios, ou com tratamento médico como a escleroterapia, onde se injeta uma substância glicosada que elimina o vaso sanguíneo afetado.

Quais os sintomas de varizes nas pernas?

Varizes: causas, sintomas, fatores de risco e tratamento

  • Ardência.
  • Dores.
  • Câimbras.
  • Dormência.
  • Sensação de peso e inchaço nas pernas.
  • Mudanças na cor da pele ao redor dos tornozelos e pernas.
  • Coceira na pele sobre a veia varicosa.

Como é a dor de varizes na perna?

“A dor nas pernas causada pelas varizes é considerada inespecífica. Muitas vezes, pode ser descrita como sensação de peso ou cansaço excessivo nas pernas, queimação, dormência e câimbras”, afirma o angiologista Jayme Ramos. A intensidade desse sintoma deverá variar conforme a gravidade da doença.

Quais os tipos de varizes nas pernas?

As varizes podem ser classificadas em três tipos:

  • As veias tronculares, que são saltadas e visíveis na pele;
  • As microvarizes, que não são salientes e possuem coloração azulada ou esverdeada;
  • As veias reticulares, que são pequenas ramificações, conhecidas como 'vasinhos'.