As carnes curadas nasceram da necessidade de conservar a carne por meses após o abate do animal. Salgar, fermentar, defumar e secar ao ar são os principais processos pelos quais a carne fresca é transformada em um produto estável sob temperatura ambiente.
A cura é uma forma de conservação de alimentos, principalmente carne, peixe e queijo, em que se usa o sal-de-cozinha para evitar a sua deterioração por bactérias.
Nitrosaminas são encontradas em diversos géneros alimentícios, especialmente cerveja, peixes e seus derivados, e nos derivados da carne e do queijo preservados com conservantes de sal de nitrito (ver nitrito de sódio). Eles são formados quando a proteínas da comida reagem com os sais de nitrito no estômago.
É usado em carnes como conservante, para prevenir o crescimento bacteriano e a deterioração. Algumas dessas bactérias podem ser perigosas, como a Clostridium botulinum e a Listeria monocytogenes, que causam doenças potencialmente graves.
O resultado nitrito positivo indica que na urina foram identificadas bactérias capazes de converter nitrato em nitrito, sendo indicativo de uma infecção urinária, que deve ser tratada com antibióticos caso existam sintomas associados, como por exemplo o Ciprofloxacino.
Nitrato (NO3) é a composição de Nitrogênio e Oxigênio. O Nitrogênio é essencial para a vida, porém alta concentração de Nitrato na água potável pode ser perigosa para a saúde, especialmente para lactentes e mulheres grávidas. O Nitrato pode ser encontrado no ar, no solo, na água, em plantas e nos dejetos animais.
Ele age com a hemoglobina, oxidando o ferro ao estado férrico, impedindo assim a função normal da hemoglobina no transporte de oxigênio.
Hortaliças como espinafre e rúcula costumam ter alto teor de nitrato, assim como aipo, beterraba e cenoura. Verduras e legumes orgânicos podem apresentar níveis mais baixos do que os não orgânicos, uma vez que seu cultivo não envolve fertilizantes à base de nitrato sintético.
O Nitrato de Prata é um remédio anti-séptico oftálmico usado evitar infecções nos olhos dos bebês recém-nascidos. Este composto é usado na fórmula de colírio.
Os fertilizantes nitrogenados minerais e os estercos manejados inadequadamente são apontados como as maiores fontes difusas de contaminação da água por nitrato em áreas agrícolas.
Por mais que ela sofra um processo natural de filtração, conforme dito anteriormente, muitas vezes não é o suficiente. Assim, uma água contaminada ao se juntar a água do reservatório subterrâneo pode trazer substâncias que acabam poluindo a água que já se encontrava ali.
Fiscalizar possíveis poluidores, como fábricas, indústrias ou latifúndios e monitorar aquíferos e mananciais são o princípio da preservação das águas doces. Estabelecer padrões de qualidade ambiental e punir poluidores de forma que não compense a reincidência também são medidas importantes.
Quais são as principais consequências da poluição da água? Primeiramente, o desaparecimento da biodiversidade e dos ecossistemas aquáticos. Igualmente, os humanos são prejudicados pela alteração na cadeia alimentar e por contraírem doenças ao beber ou usar água contaminada.