E até que isso ocorresse, vários fatos contribuíram para que culminasse a internacionalização dos Direitos Humanos. Nesse período, os eventos de maior importância para os Direitos Humanos foram: a Constituição Mexicana (1917) e Alemã (1919), a Liga das Nações Unidas (1919) e a Organização das Nações Unidas (1945).
Foram oficializados, no século XX, por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU. Possuem como objetivo garantir direitos fundamentais, como a vida, a liberdade, a saúde e a segurança das pessoas, bem como o direito à defesa e ao justo julgamento a quem seja acusado de um crime.
Os princípios essenciais dos direitos humanos enunciados pela primeira vez na DUDH – universalidade, interdependência e indivisibilidade, igualdade e não- discriminação – são cruciais para a realização da justiça.
É por isso que o especialista em direitos humanos é tão importante na busca pela igualdade de direitos. É ele quem vai propor e desenvolver ações para promover os direitos humanos, seja trabalhando em um governo ou em organizações privadas e do terceiro setor.
Hoje em dia, os cidadãos não estão sendo respeitados na sociedade . O cidadão não tem uma saúde adequada, a educação e a segurança não existem mais, os idosos estão sendo abandonados, e nossos salários não condizem com a nossa necessidade, quando se cria uma lei para beneficiar uma classe baixa, nada é cumprido.
Os que suportam deveres relativos a um direito humano são responsáveis se o direito não for realizado. Se um direito foi violado ou insuficientemente protegido, há sempre alguém ou alguma instituição que fracassou no desempenho de um dever.