tipos de operações de Produção São elas: volume de output, variedade de ou- tput, variação da demanda do output e grau de contato com o cliente envolvido na produção do output.
A Administração de Produção está voltada para as atividades industriais de produção de bens físicos, já a de Operações refere-se às atividades desenvolvidas em empresas que prestam serviços.
A função produção é central para a organização porque produz os bens e serviços que são a razão de sua existência, mas não é a única nem, necessariamente, a mais importante. Há 3 funções centrais para a organização, são elas: Função Marketing, Função Desenvolvimento de Produto / Serviço e a Função Produção.
Gerente de Produção O gerente da área de produção é responsável por acompanhar o cumprimentos das metas de produção dentro dos padrões de qualidade e quantidade, além de gerenciar custos do departamento e requisitos de mão de obra, materiais e estoque de produtos acabados.
Capacidade de tomar decisões Para liderar, é preciso tomar decisões inteligentes com agilidade, segurança e firmeza. Um gerente eficiente não se incomoda com a pressão de ter que fazer escolhas. Ao contrário, sabe lidar com as cobranças com responsabilidade, mantendo a produtividade e a coesão da equipe.
R$ 3.
Requisitos
R$ /div>
O que faz um gestor industrial? O profissional formado na área deve aliar a administração geral das etapas de produção aos conhecimentos específicos das tecnologias mais adequadas a cada caso. Toda a movimentação de um produto, desde a escolha das matérias-primas até a expedição, deve passar pela sua supervisão.
A gestão industrial visa otimizar os fluxos financeiros, de materiais e de informações por meio da aplicação de metodologias de detecção de lacunas e implantação de ações de melhoria nas áreas industriais das empresas.
Planejamento e controle da produção O engenheiro de produção controla o processo de fabricação de produtos e o uso dos recursos necessários para isso. No dia a dia, o profissional lida com sistemas de compra e estoque, com a programação de máquinas e até no gerenciamento de equipes.
Além da engenharia do trabalho, um engenheiro de produção pode também atuar na produção agrícola. Isso mesmo! Qualquer negócio que busca otimizar seus processos de produção pode contar com os engenheiros.
As 10 principais áreas da Engenharia de Produção
Para pensar em formas de estruturar um processo sem que a empresa precise parar (e perder muito dinheiro) o engenheiro de produção precisa saber utilizar softwares de desenho técnico e ferramentas de qualidade para simular as mudanças que pretende aplicar. Portanto, ter afinidade com a área de Tecnologia é fundamental.
O perfil do Engenheiro de Produção pressupõe espírito crítico, Quantitativo, Estratégico, criatividade e consciência em relação à sua atuação técnica, política, econômica profissional e social.
Nesse caso, o profissional deve focar no mercado de trabalho, abrindo o negócio próprio. Entre as características do engenheiro empreendedor estão análise de viabilidade para projetos, visão de mercado e inovação. Além disso, é recomendado que o profissional também tenha conhecimentos em gestão.
Todo engenheiro precisa desenvolver sua capacidade de fazer bons planejamentos. Seja de materiais, de orçamentos, alocação de recursos, cronograma e tantas outras atividades comuns em seu dia a dia. O engenheiro com habilidade para fazer um bom planejamento, sabe qual o melhor caminho para otimizar resultados.