Além de dor intensa, outros efeitos adversos esperados são edema na região, sensação de queimação, hiperpigmentação transitória e, em alguns casos, prurido [30]. Também é comum o surgimento de nódulos fibrosos nos pontos onde ocorreram as injeções, mas que se desfazem sem intervenções [31].
O desoxicolato de sódio, ou ácido deoxicólico, é um sal biliar amplamente utilizado off-label para a redução da gordura subcutânea localizada através da técnica de mesoterapia, sendo este procedimento denominado lipoenzimática.
Quando administrado por via subcutânea, o desoxicolato de sódio rompe fisicamente a membrana celular dos adipócitos, causando a sua lise e uma resposta inflamatória local na qual os macrófagos são atraídos para a região (SCHULLER-PETROVIC et al, 2008; ROTUNDA et al, 2004; ODO et al, 2007; THUANGTONG et al, 2010).
Aplicação de desoxicolato de sódio, nos EUA, é feita com múltiplas injeções do Desoxicolato de Sódio na gordura do pescoço, da papada. A aplicação segue um protocolo, e distâncias específicas entre os pontos, para não haver necrose ou reações exageradas à aplicação.
5 chás superpotentes pra ajudar a acabar de vez com a gordura abdominal
Da mesma forma, os intestinos não eliminam gordura pelas fezes, a não ser em condições patológicas ou por ação medicamentosa. As células intestinais não reabsorvem a gordura do corpo, e sim, a gordura que está dentro do intestino que vem dos alimentos ingeridos.
Eliminação da urina Quando os músculos relaxam, a urina sai da bexiga e desce pela uretra até ser eliminada do corpo. Esse processo é chamado urinação.
Infecção urinária Quando o muco vem com a urina mas é muito abundante, tem cor ou é espesso, é possível que seja um sinal de infecção urinária. Esta pode ser uma uretrite, quando a infecção é na uretra, cistite, quando a infecção é na bexiga, ou pielonefrite quando é nos rins.