A nobreza e o clero compunha a camada dominante dos senhores feudais, ou seja, aqueles que tinham a posse legal da terra e do servo e que dominavam o poder político, militar e jurídico. O alto clero era composto pelos seguintes membros: papa, arcebispos e bispos. O baixo clero era composto pelos padres, e monges.
Alguns historiadores costumam dividir essa sociedade em três ordens: a do clero; a dos guerreiros e a dos camponeses. ... Ao clero cabia cuidar da salvação espiritual de todos; aos guerreiros, zelar pela segurança; e aos servos, executar o trabalho nos feudos.
A sociedade estamental era o tipo de estrutura social existente antes da Sociedade Industrial; era dividida em estamentos (grupos sociais) e não permitia a ascensão social.
A relação de suserania e vassalagem existente entre reis e nobres medievais era uma das principais formas de organização política na Idade Média. A sociedade feudal era estamental, isto é, dividida em classes com funções muito bem definidas, e na qual a ascensão social era bastante difícil.
Resposta. As características gerais do feudalismo medieval são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos, cujos ombros suportavam quase todos os serviços responsáveis pela subsistência material da sociedade.
A maioria da população feudal era composta por camponeses. Eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola. Na maioria dos casos, os camponeses trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal.
As terras do manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal. Porém, os servos eram convocados para trabalharem de 2 a 3 dias por semana nesta terra, sendo que toda produção era destinada ao senhor feudal. Eram as terras destinadas ao uso dos servos (camponeses do feudo).
Uma das principais características do Feudalismo era o controle dos senhores feudais, que eram donos de todas as terras de cada feudo. | Imagem: Reprodução. A sociedade era dividida em três grupos sociais: o clero, a nobreza e os servos. ... Na falta de comércio, a unidade econômica principal era o feudo.
O conceito de metalismo surgiu na transição entre Idade Média e Idade Moderna como característica de uma prática econômica nova na Europa: o mercantilismo. ... O objetivo era proporcionar ao país o maior desenvolvimento econômico possível que transferia à nação poder, prestígio e respeito diante das nações estrangeiras.