Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são as células que agem na defesa do nosso organismo, trabalhando para combater alergias, infecções e, por isso, são fundamentais contra a presença de micro-organismos que causam doenças como vírus, bactérias e parasitas.
Existem 3 tipos principais de células sanguíneas:
Os eritrócitos, leucócitos e plaquetas são chamados elementos figurados do sangue. Esses elementos constituem 45% do volume do sangue, enquanto o plasma constitui 55% do seu volume.
Os elementos figurados do sangue são os componentes celulares desse tecido. No sangue temos dois tipos de células (as hemácias e os leucócitos) e os fragmentos celulares conhecidos como plaquetas.
através de um processo de centrifugação os componentes do sangue são separados em hemocomponentes: hemácias, plasma e plaquetas permitindo a coleta seletiva de um ou mais de seus componentes, após esse processo os componentes serão congelados, mas com prazo de validade de até cinco dias.
O sangue é composto por uma parte líquida e uma parte sólida. A parte líquida é chamada de plasma, sendo que 90% dessa parte é somente água e o restante é composto por proteínas, enzimas e sais minerais.
O tecido sanguíneo está localizado no interior de alguns ossos e possui diversas funções. Hemácias, leucócitos e plaquetas são células sanguíneas. O sangue, ou tecido sanguíneo, é formado no tecido hemocitopoético.