Componentes básicos da automação Assim, formalmente, um sistema automatizado possui os seguintes componentes básicos: • sensoriamento; • comparação e controle; • atuação. Exemplo 1 - Um aquário e a temperatura de sua água. Num aquário deve-se manter a água em torno da temperatura ambiente (25°C).
Por extenso, SCADA significa supervisão e aquisição de dados, um termo que descreve as funções básicas de um sistema SCADA. Empresas podem utilizar sistemas SCADA para controlar equipamentos em diferentes locais e para coletar e salvar dados a respeito de suas operações.
Controlador Lógico Programável (sigla CLP, do inglês: Programmable Logic Controller - PLC) é um computador especializado que desempenha funções de controle e, monitoramento de máquinas e de processos industriais de diversos tipos e níveis de complexidade, através de softwares específicos desenvolvidos pelo usuário ( ...
Existem estas duas siglas porque PLC (Programmable Logic Controller) correspondente ao nome do equipamento em inglês, enquanto CLP (Controlador Lógico Programável) está se referindo ao nome do equipamento em português.
Ciclo de varredura do CLP Como dito anteriormente, o CLP funciona lendo os sinais entregues pelas entradas, toma as decisões com base no programa inserido em sua CPU e atua as saídas. Este ciclo de funcionamento é contínuo e no caso do CLP, recebe o nome de varredura.
Existem três tipos básicos de IHM: a substituta das botoeiras, a que faz a coleta e tratativa de dados e a de supervisão. Antes do surgimento das IHMs, o controle consistia de milhares de botoeiras e LEDs instalados em painéis que exibiam informações de diferentes operações.
Basicamente, um sistema supervisório destina-se à capturar e armazenar em um banco de dados, informações sobre um processo de produção. As informações vem de sensores que capturam dados específicos (conhecidos como variáveis de processo) da planta industrial. Para exemplificar, pense em uma usina de açúcar e álcool.
Atualmente, a linguagem ladder, diagrama ladder ou diagrama de escada é um auxílio gráfico para programação de Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), no qual as funções lógicas são representadas através de contatos e bobinas, de modo análogo a um esquema elétrico com os contatos dos transdutores e atuadores.