15 alimentos ricos em cobre
Tratamento. O tratamento consiste em reduzir o consumo de zinco. Pessoas com febre do fumo metálico geralmente se recuperam depois de ficar em um ambiente livre de zinco por de 12 a 24 horas.
A deficiência de cobre no organismo pode causar problemas como manchas na pele, neutropenia (anormalmente baixo número de glóbulos brancos chamados neutrófilos), osteoporose e doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. Problemas na tireoide também podem ocorrer diante da carência de cobre.
A principal aplicação do uso da ceruloplasmina é o diagnóstico da doença de Wilson (degeneração hepatolenticular), uma doença autossômica recessiva, onde as concentrações de ceruloplasmina plasmática são tipicamente reduzidas, e o cobre não ligado e urinário estão aumentados.
A ceruloplasmina é uma proteína sintetizada principalmente no fígado e é um reagente de fase aguda, sendo ainda o maior transportador de cobre no sangue, o que representa 90% do cobre que circula em indivíduos normais.
O cobre sérico pode estar elevado em diversas condições, tais como doenças auto-imunes, neoplasias, anemias, infecções como febre tifóide e tuberculose, hemocromatose, cirrose biliar, talassemia e infarto do miocárdio.
A análise dos níveis de zinco sérico faz parte dos exames de rotina e é utilizada para monitorar a capacidade do organismo em combater infecções e produzir células para a cicatrização de feridas, além de diagnosticar em casos de ingestão em níveis baixos e altos.
O quadro é caracterizado, normalmente, quando os níveis da substância estão abaixo de 2,4 mg/dL (em mulheres) e 3,4 mg/dL (em homens). Essa é uma condição rara que, geralmente, não provoca nenhum sintoma. O ácido úrico baixo pode acontecer quando há consumo de drogas ou problemas renais e hepáticos.
O excesso de ácido úrico é caracterizado por inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas. Pode afetar as articulações dos pés, base dos dedos, joelhos, tornozelos, pulsos e dedos das mãos. A análise do ácido úrico pode ser feita através do exame do sangue ou de urina.
Considera-se que há hipouricemia, quando o ácido úrico plasmático é inferior a 2,5 mg%. É uma síndrome clínica assintomática com várias causas, pouco conhecida.
O exame de sangue para verificar o nível de ferritina é utilizado para verificar o excesso ou a deficiência de ferro no corpo. A ferritina é uma importante proteína fabricada em várias células, e encontrada em grande quantidade no fígado, sendo capaz de refletir os estoques de ferro do organismo.
A dosagem de ácido úrico no sangue é pedida para detectar níveis altos observados em pessoas com gota, um tipo de artrite. O exame também é usado para monitorar o nível de ácido úrico em pessoas submetidas a quimioterapia ou radioterapia. A dosagem na urina é usada para avaliar a causa de cálculos renais recorrentes.
O Alopurinol é um medicamento usado prevenir crises de gota e outras condições associadas com o excesso de ácido úrico no corpo, tais como: pedras nos rins e certos tipos de doença renal. Logo, este medicamento atua reduzindo a produção de ácido úrico que é sintetizado por nosso organismo.
Os níveis de ácido úrico são medidos em miligramas (mg) por decilitro de sangue (dL). Os valores de referência variam conforme o sexo: Sexo feminino: 2,4 a 5,7 mg/dL. Sexo masculino: 3,4 a 7,0 mg/dL.
O limite normal de concentração de ácido úrico no sangue é de 6mg/dL.
7 comidas que aumentam o ácido úrico
A exceção de aspargos, ervilha, espinafre, feijões, lentilha e vagens, os demais vegetais possuem quantidades desprezíveis de purinas. Portanto, o consumo de suco de laranja, cebola, tomate, abacate e goiaba não irão fazer mal para quem possui gota.
A redução nos níveis sanguíneos de ácido úrico começam a ser perceptíveis já no segundo dia de tratamento e o efeito máximo do medicamento é atingido com cerca de 1 a 2 semanas. Atenção: este texto não pretende ser uma bula completa do alopurinol.
COMO REDUZIR O ÁCIDO ÚRICO ALTO?
Chá de urtiga Outro remédio caseiro para ácido úrico é o chá de urtiga que tem efeito anti-inflamatório, que estimula a circulação e diminui o inchaço local. Colocar a água sobre as folhas secas e deixar em infusão durante 20 minutos, coar a seguir e tomar várias vezes ao dia.
5 chás naturais para diminuir o ácido úrico
Para tratar a doença gota, chamada cientificamente de Artrite Gotosa, recomenda-se a ingestão de medicamentos que atuam sobre o ácido úrico, como a Colchicina, o Alopurinol ou a Probenecida, que diminuem o ácido úrico no organismo, o acúmulo de uratos nas articulações, assim como a previne o surgimento de crises.
Uma excelente solução caseira para ácido úrico elevado é desintoxicação do organismo com a terapia do limão, que consiste em tomar o suco puro de limão todos os dias, em jejum, durante 19 dias. Esta terapia do limão se faz em jejum e não se deve adicionar água nem açúcar no tratamento.
Uma excelente forma de baixar o colesterol é beber durante o dia chás feitos com plantas medicinais de ajudam a desintoxicar o organismo e que possuem propriedades hipoglicemiantes que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, como o chá de alcachofra e o chá mate.