A dificuldade para processar o glúten que vem da dieta causa reações dos pés à cabeça, em especial no intestino. Conheça o problema e como contorná-lo. A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte.
Entre os exames pedidos pelos especialistas, estão: anti-endomisio; trasglutaminase tecidual; gliadina e o estudo molecular DQ2 e DQ8. Todos são exames de sangue, realizados em jejum normal ou leve, que verificarão a resposta e a sensibilidade do organismo a certos alimentos, entre eles a proteína glúten.
IGE PARA GLÚTEN é um teste voltado para a identificação de manifestações alérgicas relacionadas ao Glúten, uma proteína encontrada no trigo, no centeio e na cevada.
Pessoas com intolerância ao glúten nascem com uma predisposição genética, mas a doença pode iniciar em qualquer fase da vida, desde a infância à terceira idade.
Quem tem a doença celíaca, ou seja, quem tem intolerância ao glúten não pode consumir alimentos com essa proteína. Em linhas gerais, a doença celíaca é uma doença autoimune. Em outras palavras, o sistema imunológico do corpo ataca as células saudáveis.
Devem ser evitados os alimentos que contenham GLÚTEN, que é uma proteína presente nos seguintes alimentos: trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Devem ser evitados TODOS os pães, biscoitos, bolos, macarrão que contenham farinhas ou grãos integrais e derivados de trigo, aveia, centeio, cevada e malte.
pão de centeio
Segundo a Lei Federal n° todos os alimentos industrializados devem trazer em seu rótulo a informação sobre a presença de glúten através das inscrições “contém glúten” ou “não contém glúten”, conforme o caso.
É fácil identificar a presença do glúten na lista dos ingredientes impressa nas embalagens. Porém, produtos não alimentícios podem apresentar a proteína em sua composição, mas com uma nomenclatura diferente (ver quadro).
Grupo 1: Farinha, cereais e seus sub-produtos
Pessoas com intolerância ao glúten nascem com uma predisposição genética, mas a doença pode iniciar em qualquer fase da vida, desde a infância à terceira idade.