A pólis era composta por uma região urbana, onde ficavam a ágora (praça central que servia para reuniões públicas), o templo e o mercado onde eram realizadas as trocas. A área rural era formada pelos campos vizinhos à cidade, cultivados tanto por camponeses livres quanto por escravos.
A principal característica da sociedade espartana era que, visava a formação militar de seus cidadãos. Ser uma cidade voltada ao militarismo e à preparação para a guerra é a principal característica da sociedade espartana, onde a saúde física era exigida em todas as classes de cidadãos.
As pólis, na antiguidade, significavam cidades-estado (cidades independentes politico e econômicas uma das outras), e que se localizavam nas partes mais altas de uma determinada região. Sua principal economia vinha da atividade agrícola, onde todos tinham alguma função específica.
Resposta. Explicação: Cada cidade-estado ou também as chamadas pólis, tinham leis próprias. Por exemplo, uma mulher ateniense que se mudava para Esparta não podia se casar, nem gerar filhos fora do casamento se caso contrário seria a sua lamentável morte.
Significado de Pólis Cidade ou comunidade independente em que o governo é exercido por seus membros ou cidadãos livres; cidade-estado. Etimologia (origem da palavra pólis).
Em sua compreensão mais simples, a pólis corresponde às diversas Cidades-Estado que se formaram no território grego entre o final do Período Homérico e o desenvolvimento do Período Arcaico.
Geno (em latim: genus; em grego: γένος; romaniz.: génos , lit. "raça, estoque, parentes"; plural: γένη - genē), na Grécia Antiga, era um tipo de organização social na qual alguns indivíduos alegavam descendência comum, referindo-se por um nome único (ver sânscrito "Ganá").
A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).
Na sua forma mais simples, a ágora era uma grande praça aberta, reservada para funções públicas. ... Atividades religiosas, sociais, comerciais, judiciais, legislativas e administrativas aconteciam ao redor da área e tornavam a ágora o coração de uma cidade antiga.
Ágora (ἀγορά; "assembleia", "lugar de reunião", derivada de ἀγείρω, "reunir") é um termo grego que significa a reunião de qualquer natureza, geralmente empregada por Homero como uma reunião geral de pessoas. A ágora parece ter sido uma parte essencial da constituição dos primeiros estados gregos.
A ágora localizava-se em um dos pontos mais baixos de Atenas, de forma que era possível, dali, vislumbrar com um olhar os outros três espaços importantes na constituição da política da cidade: a acrópole (localizada no ponto mais alto), o areópago e a pnyx (localizados à meia altura entre a ágora e a acrópole).