Para Bonfante,1 o termo aequitas significa igualdade - princípio informador do direito – que, muitas vezes, não correspondia à norma jurídica, surgindo, então, a antítese entre ius e iustum, ou aequum.
Transgressão significa a ação humana de atravessar, exceder, ultrapassar, noções que pressupõem a existência de uma norma que estabelece e demarca limites. ... O ato de transgredir é o mesmo que fazer algo contra, ou agir de modo irregular.
Jesus disse: “A maldade aumentará de tal maneira que o amor de muitos se esfriará” (Mt 24:12). ... Significa que a maldade se multiplicou no coração dos homens. Sim, a maldade cresceu dentro de mim e de você. A cada novo dia, os sinais do fim dos tempos e da volta do Senhor Jesus, tornam-se mais intensos.
Igualdade se refere a situações idênticas e equivalentes para todas as pessoas e situações. Significa também o sinal aritmético de igual. Equidade se refere à capacidade de apreciar e julgar com retidão, imparcialidade e justiça. ... A palavra equidade tem sua origem na palavra em latim aequitas.
Ou seja, quando falamos sobre igualdade de gênero, estamos dizendo que não devemos diferenciar os tratamentos entre os fatores em comparação. Já a equidade é definida como o "julgamento justo ou adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça".
Igualdade é a inexistência de desvios ou incongruências sob determinado ponto de vista, entre dois ou mais elementos comparados, sejam objetos, indivíduos, ideias, conceitos ou quaisquer coisas que permitam que seja feita uma comparação. ... Juridicamente, a igualdade é uma norma que impõe tratar todos da mesma maneira.