A contração isotônica, também conhecida por contração dinâmica, é a contração muscular que provoca um movimento articular. Há alteração do comprimento do músculo sem alterar sua tensão máxima. Possui alto consumo calórico e geralmente é de rápida duração.
Contração isotônica dividida ainda em: contração concêntrica - é o tipo de contração muscular no qual os músculos encurtam durante a geração de força; contração excêntrica - ocorre quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo.
De uma forma simplificada, na contração concêntrica o músculo acelera um movimento e na excêntrica o freia. Imagine-se dobrando o cotovelo segurando um peso (exercício de bíceps).
As contrações isométricas são contrações nas quais o tamanho do músculo se mantém constante e as contrações isotônicas referem-se a contrações nas quais um objeto de massa fixada é movimentado contra a ação da gravidade, diferenciando em fase concêntrica e excêntrica (BOTTARO et al., 2003).
Apesar de os dois tipos de exercícios serem benéficos para a musculatura esquelética, os isotónicos contribuem para o desenvolvimento do volume, força, potência e resistência do músculo, enquanto que o benefício dos isométricos passa pelo aumento do tónus e da força muscular.
O que é hipertrofia muscular? A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho e volume dos músculos em resultado à sobrecarga imposta. Ou seja, trata-se de uma resposta fisiológica resultante de uma adaptação celular frente a uma maior exigência de trabalho. Além disso, o processo da hipertrofia muscular é reversível.
9 alimentos para hipertrofia que você deve incluir na dieta!
A hipertrofia é o treino para ganho de massa magra, visando o crescimento muscular. Portanto, o principal objetivo é aumentar a massa e o diâmetro dos músculos. Já a definição muscular consiste em um treino para evidenciá-los, portanto, foca em emagrecimento e no crescimento muscular.
Durante o exercício, os músculos sofrem pequenas lesões em suas fibras e, após o treino, o organismo começa a repor e reparar as fibras musculares perdidas ou danificadas, promovendo o aumento do tamanho do músculo.
[5], o processo de hipertrofia do músculo estriado esquelético é resultado do aumento da área de secção transversal da fibra muscular, culminando com o aumento da área de secção transversal do músculo.
O ganho de massa muscular se dá através dos exercícios(estímulo) que geram micro lesões nos músculos, após, este vão se regenerar através dos fatores citados anteriormente (alimentação, descanso, hormônios) promovendo o aumento do músculo conforme o estímulo dado.
“Tendo tudo isso em consideração, em média os homens podem ganhar entre meio quilo a um quilo de músculo por mês, e em média as mulheres podem atingir no máximo meio quilo de massa muscular a mais, no mesmo período de tempo”.
As 8 melhores dicas para ganhar massa muscular de forma rápida e eficiente são:
10 Truques para fazerem os músculos crescerem mais rápido depois do treino
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.
O Ideal é entre 24 e 48 horas, para que haja um crescimento muscular adequado.
Alimentos para ganhar massa muscular rápido:
O ovo é uma alternativa bastante saudável para repor os aminoácidos essenciais ao funcionamento do organismo e para o consumo de proteínas.
As 5 Frutas que ajudam no ganho de massa magra
Conheça os tipos de vitamina para ganhar massa
A vitamina de fruta com aveia também é uma opção de suplemento para ganhar massa muscular e pode ser consumido como lanche da tarde ou antes do treino....Vitamina de fruta com aveia e pasta de amendoim
As principais vitaminas para engordar que podem ser compradas em farmácias são:
Suplementos para o ajudar a ganhar músculos
Importância e funções da testosterona Considerado o hormônio mais importante para o ganho de massa muscular, por meio de reações bioquímicas ela pode estimular o aumento da força física e reduzir o índice de gordura no corpo.
Para que ocorra o ganho de massa muscular, além da prática de exercício de força, é preciso o aumento total de proteína da dieta, organizando o programa alimentar, fracionando mais a dieta incluindo lanches intermediários que associam carboidratos e proteína.
Como ganhar massa muscular na terceira idade?
Musculação, pilates, caminhada, corrida e bicicleta são boas opções. O ideal é realizar 150 minutos semanais de exercícios. “Costumo dizer que é sempre importante ganhar e manter os músculos para envelhecer bem”, garante Najas.
Há um aumento expressivo na gordura corporal, especialmente com o acúmulo de depósitos de gordura na região do abdômen, e uma diminuição da massa magra, que faz com que o idoso perca força e músculo. Essa perda muscular decorrente do envelhecimento é chamada de “sarcopenia”.
Quais os principais sintomas da perda de massa muscular? Os sintomas podem ser visíveis ou invisíveis. Desde a redução da circunferência dos membros até a falta de força para levantar objetos ou se movimentar.