por um lado, os revoltosos exigiam a volta de D. Joao VI para lisboa e a convocaçao de uma Assembleia Nacional Constituinte, encarregada de elaborar uma Constituiçao liberal para portugal. por outro, defendiam o fim da monarquia absolutista e a transferencia do poder politico para cortes.
As maiores exigências do movimento revolucionário liberal ocorrida em Lisboa em 1820, ocorrida em Lisboa, foram: - Convocação de uma Assembleia Constituinte, com representantes de diversas áreas como povo, nobreza e clero.
Insatisfeitos com a promoção do Brasil a reino amigo e ausência da corte, foram estabelecidas uma série de reivindicações. Com a volta da Corte para Portugal, os brasileiros não queriam perder os privilégios adquiridos. Por isso, foi decretada a independência por D. Pedro I, príncipe regente.
As Cortes constituíam um parlamento, posteriormente dissolvidas por D. João VI, que tinha como principal objetivo elaborar uma nova Constituição para resolver os problemas políticos e econômicos enfrentados pelo Reino de Portugal.
As Cortes era, uma assembleia bicameral, formada pela Câmara dos Senhores Deputados da Nação Portugueza (eleita por sufrágio) e pela Câmara dos Digníssimos Pares do Reino (nomeada pelo monarca).