No entanto, sintomas como diarreia, desnutrição, anorexia, fraqueza e dor abdominal são algumas das consequências dessas doenças. As parasitoses intestinais são causadas por helmintos e protozoários que se manifestam no organismo dos seres vivos, provocando uma série de efeitos nocivos à saúde do infectado.
Os sinais e sintomas mais comuns que fazem suspeitar de parasitoses são: dores abdominais, diarreia, náuseas e/ou vômitos; excesso de produção de gases; e diminuição do apetite; perda de peso; às vezes tosse, febre e falta de ar. Também podem causar anemia, coceira no ânus apetite .
As parasitoses intestinais são infecções causadas por protozoários e helmintos, como amebas, lombrigas e giárdias, que costumam entrar no corpo humano na forma de cistos e ovos, principalmente, através da água e de alimentos contaminados.
Para saber se você pode estar com vermes no intestino, selecione o que está sentindo:
O principal exame utilizado para diagnosticar a presença de vermes intestinais é o exame parasitológico de fezes, conhecido popularmente por "exame de fezes", que avalia a presença de ovos ou cistos de parasitas nas fezes.
Alterações do apetite, com muita ou pouca fome; Fezes muito escuras. Porém, em alguns casos, os ovos dos vermes também podem se desenvolver antes de chegar ao intestino, provocando sintomas como náuseas, vômitos, azia ou sensação de movimento no estômago.
O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta sua respectiva classificação.
Teníase, popularmente conhecida como “solitária”, é uma verminose causada pelos platelmintos das espécies Taenia solium e Taenia saginata. A doença é contraída por meio da ingestão de carne malcozida ou crua de suínos ou bovinos contaminados.