As frustrações dos alunos e tutores na EAD podem estar motivadas por vários fatores: ausência de ajuda ou de resposta imediata por parte de tutores ou colegas, instruções ambíguas no curso, problemas técnicos, inadequação do modelo pedagógico aos estilos cognitivos e características pessoais dos estudantes e ...
Qual o maior desafio da EAD na atualidade?
No ensino remoto, não é necessário o deslocamento, portanto, é ainda menor o risco de contágio. Essa é a maior vantagem apontada, tendo em vista que a pandemia ainda não acabou, e as vacinas ainda estão em processo de análise.
Vantagens das aulas online e presencial
Diferentemente do EaD, o ensino remoto preconiza a transmissão em tempo real das aulas. A ideia é que professor e alunos de uma turma tenham interações nos mesmos horários em que as aulas da disciplina ocorreriam no modelo presencial.
Para quem não sabe o que são aulas remotas, trata-se basicamente de todo conteúdo produzido e disponibilizado online, acompanhado das aulas virtuais ministradas em tempo real pelo professor responsável por aquela disciplina. E isso deve acontecer sempre seguindo cronogramas adaptáveis do plano de ensino tradicional.
Ensinar remotamente permite o compartilhamento de conteúdos escolares em aulas organizadas por meio de perfis [ambientes controlados por login e senha] criados em plataformas de ensino, como, por exemplo, SIGAA e MOODLE, aplicati- vos como Hangouts, Meet, Zoom ou redes sociais.
As aulas síncronas são aquelas que acontecem em tempo real. Na educação a distância, isso significa que o professor e o aluno interagem, ao mesmo tempo, em um espaço virtual. A exemplo dos formatos de aula online que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo.
No Brasil, muitas redes de ensino têm optado pela modalidade de ensino remoto, numa espécie de educação à distância (EaD) improvisado, produzindo materiais às pressas para que os alunos possam estudar em suas casas, envolvendo professores na gravação de vídeo-aulas e transmissões ao vivo em múltiplas plataformas ...
Falta de preparação dos professores para lidar com a tecnologia. Os professores são formados em pedagogia, letras, matemática, história, sociologia, filosofia, geografia, história, entre outros. Durante a faculdade, eles conhecem muitas metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação.
O ensino remoto preconiza a transmissão em tempo real das aulas. A ideia é que professor e alunos de uma turma tenham interações nos mesmos horários em que as aulas da disciplina ocorreriam no modelo presencial.
Dicas para aulas remotas
45 sugestões para melhorar a educação no Brasil