EQST

Quais So As Etapas De Um Projeto De Construço Civil?

Quais são as etapas de um projeto de construção civil?

Quais as principais etapas de um projeto de construção?

  1. Análise do local e levantamento de informações. ...
  2. Concepção do projeto arquitetônico. ...
  3. Elaboração dos desenhos. ...
  4. Revisão e aprovação. ...
  5. Legalização da obra. ...
  6. Definição de prazos. ...
  7. Orçamento de materiais e mão de obra. ...
  8. Execução e acompanhamento.

O que é um processo construtivo?

O processo construtivo é regulamentado por um conjunto de normas, que devem ser impreterivelmente cumpridas por parte dos intervenientes que o exercem, nomeadamente por aqueles que assumem o papel de projectistas.

O que são processos construtivos?

Processos construtivos, segundo Deutsch, seriam aqueles em razão dos quais as partes concluiriam a relação processual com um fortalecimento da relação social preexistente à disputa.

Quais são os princípios orientadores da mediação?

Os princípios orientadores da mediação trazidos pela Lei da Mediação são a imparcialidade do mediador, a isonomia entre as partes, a oralidade, a informalidade, a autonomia da vontade das partes, a busca do consenso, a confidencialidade e a boa-fé5.

O que é a espiral do conflito?

Esse modelo, denominado de espirais de conflito, sugere que com esse crescimento (ou escalada) do conflito, as suas causas originárias progressivamente tornam‑se secundárias a partir do momento em que os envolvidos mostram‑se mais preocupados em responder a uma ação que imediatamente antecedeu sua reação.

Qual o público que contrata o mediador de conflitos?

Conflitos entre alunos, que podem ser crianças ou adolescentes, e professores são cada vez mais comuns. Para tentar resolver o problema, a escola pode contratar um mediador e os pais também podem contratar um para acompanhar o filho. Ao fazer isso, os dois lados resolvem o problema da melhor forma, já que ambos ganham.

O que pode e deve fazer o mediador de conflitos?

O mediador é um especialista em determinadas técnicas de negociação e comunicação. Atua como um terceiro imparcial e costuma ser indicado pelas partes envolvidas no acordo. A função desse profissional não é a de propor soluções, mas de intermediar e facilitar o diálogo entre as partes que estão em desacordo.

O que é preciso para ser um mediador de conflitos?

Para atuar como mediador judicial é preciso ser graduado há pelo menos dois anos, em qualquer área de formação, conforme dispõe o art. 11 da Lei n. 13.

Quais são as funções de um mediador de um debate?

O Mediador é uma terceira pessoa independente e imparcial que não decide, não sugere soluções e não presta assessoria jurídica nem técnica. O Mediador tem como principal função a facilitação da comunicação entre os mediados. Esta facilitação é feita através de técnicas próprias da mediação.

Qual a função do comentarista no debate?

O comentarista tem o papel de contextualizar a notícia, apresentando uma visão sobre os fatos, com observações e análises que ajudam o cidadão a compreendê-lo e formar uma opinião acerca do assunto.

O que faz um mediador e conciliador?

Mediação – o mediador facilita o diálogo entre as partes, mas são elas que apresentam as soluções. Conciliação – participação mais efetiva do conciliador que pode sugerir soluções. Arbitragem – as partes indicam árbitros que irão dar a solução para o caso ao invés de levá-lo ao Judiciário.

Que conteúdos e que habilidades devem compor a formação básica do mediador?

As habilidades do mediador

  • aplicar diferentes técnicas autocompositivas de acordo com a necessidade de cada disputa;
  • escutar ativamente a exposição dos envolvidos, utilizando técnicas de escuta ativa;
  • inspirar respeito e confiança a todos os envolvidos no processo;

É possível um conciliador fazer uma mediação?

Importante destacar o artigo 334, §1.º do NCPC dispõe que: “§ 1o O conciliador ou mediador, onde houver, atuará necessariamente na audiência de conciliação ou de mediação, observando o disposto neste Código, bem como as disposições da lei de organização judiciária.”

Quando é cabível a mediação e a conciliação?

Dessa forma, nas ações que versarem sobre guarda de menores ou interesses difusos, desde que preenchidos os demais requisitos, será cabível a audiência de mediação e conciliação.

Como deve ocorrer o processo de mediação ou conciliação?

Na conciliação, o objetivo é o acordo, ou seja, as partes, mesmo adversárias, devem chegar a um acordo para evitar um processo judicial. Na mediação as parte não devem ser entendidas como adversárias e o acordo é consequência da real comunicação entre as partes.

Em que reside a audiência de conciliação ou de mediação?

A audiência de conciliação ou de mediação no limiar do processo é "novidade" trazida pelo CPC/2015 que visa a estimular a autocomposição em fase processual em que os ânimos ainda não estejam tão acirrados — porque ainda não apresentada a contestação pelo réu —, que ocorre não perante o juiz, mas, sim, perante ...

Quando a conciliação deve ser utilizada?

A conciliação se mostra frequente em relações comerciais, e na área do consumidor, enquanto a mediação entre relações familiares, mas os dois institutos podem ser utilizados apenas quando se tratarem de direitos disponíveis.

Como ocorre o processo de conciliação?

A conciliação judicial ocorre quando já ha um pedido de solução do problema na justiça, assim, o próprio juiz ou um conciliador treinado têm a oportunidade de atuar de forma a possibilitar um acordo. ... § 1º A conciliação será reduzida a termo e homologada por sentença, podendo o juiz ser auxiliado por conciliador. Art.

O que acontece depois da audiência de conciliação?

Após a Audiência de Conciliação, em não Havendo Acordo, Poderá ser Realizada a Audiência de Instrução e Julgamento, Onde Deverá ser Apresentada Defesa Oral ou Escrita e Todas as Provas que Tiverem, Inclusive Testemunhas, no Máximo de 03 (três), Independente de Nova Intimação;o não Comparecimento Pessoal do (a) ...

Como fazer uma audiência de conciliação?

9 dicas para atuar numa audiência de conciliação

  1. Fique atento a tudo. ...
  2. Passe tranquilidade para seu cliente. ...
  3. Prepare-se para a audiência. ...
  4. Tenha um resumo do processo. ...
  5. Tenha atenção com as roupas. ...
  6. Seja pontual sempre. ...
  7. Sente no local correto. ...
  8. Cuidado com o uso das palavras.