Basicamente, a ideologia do Kaizen consiste em eliminar os diversos desperdícios que não agregam valor ao processo produtivo. No geral, todos os integrantes da empresa participam da melhoria contínua, do CEO ao faxineiro não importando sua hierarquia, o que vale é a integração e doação de todos para com o processo.
Esses três passos compõe o que é o planejamento do Kaizen....Como aplicar o Kaizen?
O Kaizen é baseado em uma estratégia barata; acredita-se que um aumento de produtividade pode ser obtido sem investimentos significativos, sem a necessidade de se aplicar somas astronômicas em tecnologias e consultores. Pode ser aplicado em qualquer lugar e não somente dentro da cultura japonesa.
Kaizen: Introdução Um método comumente utilizado por diversas empresas para a difusão dessa mentalidade é o Kaizen Blitz, que é simplesmente uma ação intensiva durante um determinado espaço de tempo (geralmente uma semana) que tem como foco melhorar os processos da empresa.
Resposta: As vantagens do Kaizen é a melhoria, sempre melhorar mesmo que esteja agradável, mas para obter esta melhoria precisamos conhecer como era o processo antes e uma das desvantagens é começar a implementação e não terminar, que por sinal é muito comum acontecer, por motivos banais.
O PDCA busca a melhoria contínua e, por consequência, a qualidade máxima de todos os projetos e operações da empresa (bem como produtos e serviços). O mais importante de tudo é que, justamente por ser um ciclo, sua aplicação não se encerra e a cada utilização melhores serão os processos de sua empresa.
O ciclo PDCA proporciona garantia de sobrevivência e competitividade de uma empresa. O ciclo PDCA ou ciclo de Deming, como também é conhecido, tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como, por exemplo, a gestão de qualidade nas empresas e a implementação da ISO 9001.
O ciclo Deming, ou ciclo PDCA por sua sigla em inglês (Plan, Do, Check and Act), é um método de gestão de qualidade que permite executar uma estratégia de melhoria contínua na empresa, facilitando assim a resolução de problemas em um estruturado e sistemático.
O uso do ciclo PDCA pode garantir um diagnóstico apurado sobre os processos e tratar das falhas e soluções que devem ser aplicadas durante o andamento do projeto. O uso desta ferramenta de qualidade é uma maneira eficaz de efetuar o controle dos processos e obter melhorias.