São capacidades físicas determinadas por processos energéticos:
Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.
As capacidades Físicas podem ser definidas como todo o atributo “treinável” num organismo, ou seja, passiveis de adaptações. ... As capacidades físicas são: Força: É a capacidade física que permite que um músculo, ou grupo de músculos, produza tensão e vença uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar.
FORÇA: É A CAPACIDADE FÍSICA QUE PERMITE DESLOCAR UM OBJETO, O CORPO DE UM PARCEIRO OU O PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DA CONTRAÇÃO DOS MÚSCULOS. FLEXIBILIDADE: CAPACIDADE DE REALIZAR MOVIMENTOS EM CERTAS ARTICULAÇÕES COM AMPLITUDE DE MOVIMENTOS.
Resposta. Resposta: A possibilidade de identificar possíveis fragilidades e/ou potencialidades dos estudantes e assim criar estratégias para aprimorá-las, visando uma melhoria no condicionamento físico e na qualidade de vida.
Agilidade: É a qualidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível. Conhecida como velocidade de “troca de direção”. Para a agilidade, a flexibilidade é importante.
Equilíbrio: É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.
AGILIDADE: "Capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção." FLEXIBILIDADE: "Capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento apropriada." FORÇA: "Capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de ações musculares."
Resposta: Força: É a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração dos músculos. ... Coordenação Motora (destreza): É a capacidade física que permite realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada.
Do ponto de vista esportivo, velocidade é definida como “a capacidade que o organismo ou parte dele possui para realizar um movimento ou uma sequência de movimentos no menor tempo possível” (AOKI, 2002 p. 65).
Flexibilidade: É a capacidade física que permite executar movimentos com grande amplitude. ... Resistência: É a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez.
A dança contribui para trabalhar as capacidades físicas como: coordenação, equilíbrio, ritmo, estresse, postura, socialização e faz com que os alunos explorem o espaço e manipulem os gestos e seus movimentos, facilitando a integração entre os participantes e a convivência e o respeito às diferenças.
Caixas: o contorcionista tem a capacidade de dobrar o corpo dentro de uma caixa muito pequena colocando a cabeça entre os joelhos.
Velocidade: É a capacidade de executar movimentos no menor tempo possível, como em uma corrida de curta distância em alta velocidade.
Velocidade é a capacidade de execução de um movimento ou cobertura de uma distância no menor tempo possível ou como a capacidade de realizar um esforço de máxima frequência e amplitude de movimentos durante um tempo curto.
Flexibilidade: é a capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada, como, por exemplo, nos alongamentos; Resistência: é a capacidade de permanecer o maior tempo possível numa atividade sem fadiga, como, por exemplo, correr grandes ...
RESISTÊNCIA: Capacidade de sustentar uma dada carga de atividade o mais longo tempo possível sem fadiga. Por exemplo, atletas que correm a maratona e ciclistas. VELOCIDADE: Capacidade de executar movimentos cíclicos na mais alta velocidade individual possível.
A definição de força muscular para Barbanti (1979) é “a capacidade de exercer tensão muscular contra uma resistência, envolvendo fatores mecânicos e fisiológicos que determinam a força em algum movimento particular”.
Força Explosiva: É a capacidade que o atleta tem de exercer o máximo de energia num ato explosivo. Pode ser chamado também de potência muscular. A força explosiva deve ser considerada em treinamento desportivo como força de velocidade, exigindo assim que os movimentos de força sejam feitos com o máximo de velocidade.