Enquanto o auxílio-doença é devido em razão de uma incapacidade temporária para o labor, o auxílio-acidente é um benefício indenizatório devido ao segurado que não se recupera totalmente de uma doença ocupacional ou acidente e fica com sequelas permanentes que reduzem a sua capacidade para trabalhar.
E aqui é que muita gente se pergunta: o beneficiário do auxílio-doença previdenciário tem, também, estabilidade no emprego nos 12 meses seguintes ao término do benefício? A resposta é não! Somente o segurado que sofreu acidente de trabalho é que faz jus à estabilidade.
O auxílio por incapacidade temporária é um benefício previdenciário concedido pelo INSS ao segurado que está impossibilitado de trabalhar por motivo de doença, recomendação médica ou acidente. ... A partir do 16º dia, o benefício será pago pela Previdência Social.
O auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício. Para chegar ao valor do salário de benefício é preciso fazer o seguinte cálculo: Média aritmética simples de 100% dos salários de contribuição desde julho de 1994 até o último anterior à solicitação, devidamente atualizados.