Tales, ao dedicar-se à contemplação da natureza e do mundo à sua volta, concluiu que a água era o elemento comum a todos os seres e objetos. Cada ser, segundo o filósofo, teria uma menor ou uma maior proporção de água em sua composição, tornando esse líquido a possível origem de tudo.
Atribui-se a Tales a criação da Filosofia. Estima-se que ele tenha dado origem a uma busca pelo elemento originário (que os gregos chamavam de arché ou arkhé) da natureza (que, no vocabulário grego, era representada pela palavra physis). ... Aristóteles atribui essa criação ao filósofo pré-socrático Pitágoras de Samos.
Na geometria, descobriu o teorema de Tales. Além disso, fez a proeza de medir a altura das pirâmides do Egito. Para fazer isso, mediu a sombra das mesmas, na hora em que nossa própria sombra corresponde ao nosso tamanho.
Os filósofos pré socráticos foram os primeiros a querem afastar a natureza e sua formação da concepção mística em que ela estava relacionada até então. Eles buscavam conhecer os fenômenos naturais, suas causas não se preocupando com o homem, mas sim apenas com sua origem.
Filósofos Pré Socráticos foram os que vieram antes de Sócrates, eram conhecidos também como naturalistas ou cosmológicos, procuravam a arché( princípio) das coisas olhando para a natureza. ... Nesse período tivemos muitos outros filósofos, como Pitágoras de Samos, Heráclito de Éfeso, Parmênides, entre outros.