Oleaginosas para introduzir nas refeições
Melhores nozes para a dieta Para ingerir até 160 calorias destes alimentos, prefira amêndoas (23 unidades, 6 g de proteína e 14 g de gordura), castanha de caju (16 a 18 unidades, 5 g de proteína e 13 g de gordura) e pistaches (49 unidades, 6 g de proteína e 13 g de gordura).
Quantidade em questão “O ideal seria comer no máximo 30 gramas, para não aumentar demais o consumo de gordura nem de calorias”, recomenda a nutricionista Silvia Cozzolino, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.
A recomendação é consumir uma porção diária de oleaginosas. A quantidade irá variar de acordo com o tipo. "Podem ser quatro unidades de nozes, duas unidades de castanha-do-pará, quatro unidades de castanha de caju, quatro unidades de amêndoas, quatro nozes ou quatro unidades de macadâmia", afirma Catta-Preta.
Como têm uma grande concentração de gordura, elas são bastante calóricas, uma porção de 100gm tem cerca de 600 a 800 calorias, por isso não devem ser consumidas em altas quantidades de uma vez só.
Um punhado de nozes-pecã por dia protege a saúde do coração, diz estudo. Nozes-pecã são deliciosas. E seus benefícios vão além do sabor: por serem uma fonte de ômega-3, uma gordura "saudável", e ter uma grande quantidade de micronutriente, elas também são boas para o coração.
Oito benefícios cientificamente comprovados da noz-moscada
Cuidado! Nem todo mundo sabe que a noz-moscada, especiaria valorizada durante a época das grandes navegações, é considerada tóxica se usada em grandes quantidades. A intoxicação pelo tempero, que pode até matar, também causa alucinações.
Também há relatos de que o chá pode atuar uma vez que afrodisíaco e excitante. Contra-indicações do chá de noz moscadaVale lembrar que a infusão não deve ser consumida por gestantes, lactantes e crianças menores de 2 de idade. Não existe quantidade considerada segura para consumo por qualquer um desses grupos.
Com o que combina: seu sabor levemente adstringente acentua o gosto de carnes de sabor suave, como aves, e é apreciado em purês de legumes e receitas que levam queijos e leite. Também pode ser empregada em doces e compotas de frutas.