Preenche no cabeçalho os seguintes campos: Descrição do tipo de documento: Procedimento Operacional Padrão ou Instrução de Trabalho ou Manual ou Guia; Título: O nome é sugerido pelos elaboradores do documento, e deve ser claro, conciso e inconfundível com os outros documentos da qualidade.
O POP tem como objetivo manter o processo em funcionamento por meio da padronização e minimização desvios na execução da atividade, ou seja, ele busca assegurar que as ações tomadas para a garantia da qualidade sejam padronizadas e executadas conforme o planejado.
Qualquer desvio ao procedimento deve ser analisado criticamente e documentado. ... 6.
O chamado POP (sigla para Procedimento Operacional Padrão) é um documento formatado como manual descritivo para a execução de tarefas e procedimentos. Servindo para informar aos profissionais envolvidos nos processos sobre as diretrizes de atuação, mantendo assim a padronização das atividades.
estouro m (plural: estouros m)
Um POP é composto, principalmente, dos seguintes elementos:
O procedimento operacional padrão (POP) é o documento que traduz a execução do trabalho das atividades de um processo. O Objetivo do POP é manter o processo em funcionamento e assegurar a qualidade e o padrão de execução das atividades.
4 passos de como elaborar um Pop de Farmácia: Elabore o pop farmácia em forma de tópicos, com total clareza e linguagem objetiva. Imprima o documento ou disponibilize de forma digital, mas garanta que todos os colaboradores envolvidos tenham acesso ao pop farmácia.
Além da otimização dos processos na farmácia, o POP auxilia o farmacêutico a executar a farmacovigilância e reportar aos órgãos responsáveis os resultados e/ou problemas que tenham surgido durante os processos, como exige as normas de Farmacovigilância.
O Manual de Boas Práticas Farmacêuticas (MBPF) é um documento que reflete a política da empresa, sua missão, visão e valores; estabelece os critérios e as normas que devem ser observados a fim de nortear os seus procedimentos, processos, serviços e atividades, do ponto de vista técnico e sanitário.
O que incluir na rotina de limpeza e desinfecção da farmácia durante a pandemia
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os medicamentos isentos de prescrição, MIPs, são aqueles aprovados pelas autoridades sanitárias para tratar sintomas e males menores, disponíveis sem prescrição ou receita médica devido à sua segurança e eficácia, desde que utilizados conforme as orientações constantes das ...
É o conjunto de técnicas e medidas que visam assegurar a manutenção da qualidade e segurança dos produtos disponibilizados e dos serviços prestados em farmácias e drogarias, com o fim de contribuir para o uso racional desses produtos e a melhoria da qualidade de vida dos usuários.
Quando a opção for pelo fornecimento do fitoterápico industrializado, deverão ser observados os seguintes critérios: - fornecimento do produto conforme a Relação Nacional de Fitoterápicos; - estímulo à produção de fitoterápicos, utilizando, prioritariamente, os laboratórios oficiais; - fornecimento de fitoterápicos que ...