De acordo com os livros didáticos, há uma explicação para essa assombrosa constatação: o ácido carbônico é um composto instável. Sempre que é produzido numa reação, ele se decompõe rapidamente em água (H2O) e gás carbônico (CO2), o que explica as bolhas de gás liberadas nessas reações.
Base forte é base cuja constante de dissociação é elevada,em que a substância em solução aquosa, sofre dissociação liberando íons OH-. ... As bases dos demais metais são consideradas fracas, sendo quase insolúveis.
Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando íons OH-. As bases podem ser classificadas quanto ao número de hidroxilas que as compõe, pela solubilidade ou ainda pelo grau de dissociação.
Em relação à solubilidade, as bases podem ser classificadas em: ... Para determinar se uma base é solúvel, basta verificar se ela apresenta um cátion que pertence à família IA (metais alcalinos: Li, Na, K, Rb, Cs, Fr) ou se apresenta o cátion amônio (NH4+).
A nomenclatura das bases que possuem o cátion com somente uma valência é realizada escrevendo-se a palavra “hidróxido de” e o nome do cátion. As bases são compostos inorgânicos que, em meio aquoso, liberam como único ânion o hidróxido (OH-), e seus cátions variam, sendo, geralmente, metais.