Os elementos do tubo crivado estão sempre acompanhados de uma célula denominada célula companheira. Ela tem a mesma origem da célula do procâmbio. Acredita-se que essa célula esteja relacionada com o transporte de seiva elaborada e comande atividades do elemento de tubo crivado.
Os elementos de tubo crivado e suas células companheiras associadas estão intimamente relacionados durante o desenvolvimento (elas são derivadas da mesma célula-mãe) e apresentam numerosas conexões citoplasmáticas entre elas.
Os tecidos condutores dos vegetais superiores são o xilema e o floema. O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta.
Nas plantas vasculares, a seiva é um constituente líquido que permite o transporte de água, nutrientes, hormônios, oxigênio e gás carbônico pelo corpo da planta.
Os cloroplastos são organelas que ocorrem apenas nas células de vegetais e algas e são ricas em clorofila, um pigmento de coloração verde. Elas estão relacionadas com o processo de fotossíntese e, nas plantas, são encontradas principalmente nas folhas.
cloroplastos
O cloroplasto é um tipo de cromoplasto especial: ele é verde, porque contém clorofila, e famoso por ser a organela responsável pela fotossíntese, processo pelo qual as plantas produzem seu próprio alimento. O vacúolo de suco celular é mais uma estrutura típica de células vegetais.
Nas células vegetais há organelas chamadas de cloroplastos, que contém clorofila. Eles são responsáveis pela captação da energia luminosa, um dos fatores para que ocorra a fotossíntese. ... Tendo gás carbônico, água, energia luminosa e clorofila, o vegetal consegue realizar a fotossíntese.
Em todos os dois processos, os elétrons cedem energia, que é utilizada para a síntese de ATP por de fosforilação – processo em que adiciona um fosfato rico em energia no ADP (adenosina di-fosfato). Os produtos gerados nessa etapa são ATP, O2 e NADPH.
No acaso da fotossíntese o gás carbônico e a água, através da energia solar, quebram suas moléculas e rearranjam-se novamente formando como produto a glicose e o oxigênio. As reações químicas da fotossíntese são complexas e existem pelo menos 50 reações intermediárias a essa equação geral.
A fase clara ela ocorre a formação de ATP e NADPH2 ocorre na cianobactérias , nos eucariotos, nos cloroplastos.
O processo ocorre com a participação de dois pigmentos (P700 e P680) e de moléculas de água. ... Os H e elétrons da água são usados para a formação de NADPH e o oxigenio é liberado para a atmosfera ou absorvido pela mitocôndria da própria célula vegetal, sendo usado para a respiração celular.