crossorigin="anonymous">
A principal característica do movimento surrealista é a expressão livre do pensamento, ultrapassando os limites do consciente, permitindo que o subconsciente se expresse através da arte. ... O Surrealismo também valorizava os sonhos, as fantasias e a reação automática em suas obras.
Características do Surrealismo
POESIA SURREALISTA. O surrealismo, movimento artístico e literário. Buscava o abstrato, o inconsciente o gesto livre. ... Uma poesia Surrealista se lança neste reino do abstrato, o inconsciente, o gesto livre.
No surrealismo, os artistas buscavam conectar elementos do mundo real com os seus sonhos, criando assim uma realidade alternativa. As suas obras costumam usar seres inanimados e juntar elementos que não tem nenhuma ligação, propondo uma verdadeira brincadeira do estado mais irracional que a imaginação possa estar.
Qual a relação entre Freud e o Movimento Surrealista? O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
O surrealismo criticou a racionalidade burguesa em favor do maravilhoso, do fantástico e dos sonhos, abarcando uma grande quantidade de artistas, entre eles, podemos citar: na literatura, André Breton, Louis Aragon, Philippe Soupault e outros; nas artes plásticas, Joán Miró, Max Ernst, Salvador Dalí e outros; na ...
Surrealismo
Resposta. Bem, além das artes plásticas, o cinema e o teatro foram abrangidas pelo Surrealismo. Como o filme ''Um Cão Andaluz'', e o livro ''O Teatro e o seu duplo'' que influenciou o teatro como um todo.
Salvador Dalí é um pintor característico do movimento surrealista. Logo, seus trabalhos podem ser descritos como surrealistas.
Suas obras se baseavam no surrealismo, o qual estava relacionado aos estudos da psicanálise (Dali era contemporâneo á época das pesquisas de Freud). Por isso, Salvador Dali em suas pinturas retrata o subconsciente e o mundo abstrato dos sonhos.
Como pintor, Dali defendia a representação realista estrita, a pintura como “uma fotografia à mão e em cores”. Em compensação, ele se permitia todas as liberdades temáticas: a violência, o erotismo e a criação de um mundo onírico absoluto.
A primeira exibição individual de Dalí ocorre em 1925, em Madri, na Sociedade de Artistas Ibéricos. Depois de outras apresentações, como em Barcelona e Paris, suas obras começam a conter traços do Surrealismo. O espanhol leu as teorias psicanalíticas de Sigmund Freud e passou a pintar as imagens dos seus sonhos.
A máscara, ícone da série junto com o macacão vermelho que os ladrões e até mesmo o grupo de reféns usam durante o assalto, preocupa a Fundação Gala-Salvador Dalí, criada pelo próprio pintor em 1983 com o objetivo de promover, proteger e defender seu legado e sua imagem.
Segundo o próprio autor, a tela foi concebida em um momento de indisposição, quando, ao recusar um passeio com a esposa, o artista fica em sua casa pintando. Assim, em um curto período de tempo, Dalí criou o que seria uma de suas telas mais prestigiadas.
A própria figura do pintor aparece dormindo em baixo de um relógio derretido. O lugar do sonho, da vigília, é também um lugar onde a temporalidade assume outras realidades. O tempo do quadro A Persistência da Memória não é o tempo real, e sim o tempo do inconsciente.
A Persistência da Memória é uma visão subjetiva da temporalidade e das suas implicações, seja na obra de arte ou nas lembranças. É também uma homenagem ao tempo interior e inconsciente, que tem sua própria forma de ser contado e que foge à racionalidade.
O quadro demonstra isso: Dessa vez, a memória está ganhando do tempo, e isso pode ser visto nas representações de relógios (que simbolizam o tempo) derretendo, representando que a memória está 'persistindo' e ganhando, ai dai vem o nome do quadro: A persistência da Memória.
Dalí e o movimento surrealista Grande admirador da teoria freudiana, dizia se valer de seu próprio método, batizado de “Paranoico-Crítico”, que tentava representar o fluxo do inconsciente e seus sonhos. Nas obras do pintor, é visível a capacidade de retratar com nitidez e realismo seus sonhos.