O grupo foi criado no dia 17 de outubro de 1992 com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico da região na qual os países fazem parte. O lema principal do SADC bloco econômico é a frase “Rumo a um futuro comum”.
Tem também o propósito de promover esforços para estabelecer a paz e a segurança na conturbada região meridional africana. São Países-Membros da SADC: África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Malavi, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.
O SADC ou Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral é um bloco econômico que foi criado em 17 de outubro de 1992 por meio da união de alguns países do sul continente africano. ... A sigla SADC vem do inglês: “Southern Africa Development Community”.
A Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento (SADC) foi criada em 1992. Esse bloco é composto por 15 países (África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Madagascar, Malauí, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, e Zimbábue).
Os principais blocos econômicos
Os blocos econômicos são classificados em quatro tipos principais: zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Na Zona de Livre Comércio há a redução ou extinção das tarifas aduaneiras entre países de um mesmo bloco econômico.
Eles surgiram no período pós Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos tornava-se uma potência. ... Com o final da Guerra Fria, novos blocos econômicos foram criados para enfrentar a competitividade da chamada globalização. No entanto, ao longo dos anos, tornaram-se alicerces da sua consolidação.
É referência por ser o único bloco de mercado comum e, ao mesmo tempo, de união política e monetária. ... Em muitos casos, essa integração alcança até mesmo as decisões políticas que eventualmente são tomadas em conjunto pelos países-membros.
a) O primeiro nome do bloco econômico que, mais tarde, viria a se chamar União Europeia foi o Benelux, resultado da união entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo. b) O Tratado de Maastricht, assinado em 1991, foi responsável pela criação da União Europeia, em substituição ao Mercado Comum Europeu.
A criação da União Europeia veio apenas em 1992, na cidade de Maastricht na Holanda, quando os países da CEE se reuniram e assinaram o chamado Tratado de Maastricht. Este tratado, que entrou em vigor apenas em 1993, propôs uma integração e cooperação econômica, buscando harmonizar os preços e as taxas de importação.
O papel e a importância da União Europeia (UE) na economia global é hoje decisiva. Com os seus 500 milhões de habitantes, a UE tornou-se a maior região económica do globo, a maior exportadora de bens e serviços e o primeiro destino comercial para os produtos de mais de cem países. ...
Os líderes da União Europeia acreditam ainda na força da economia brasileira emergente, investindo principalmente na ideia de um país cheio de recursos naturais renováveis, como o biocombustível, além da riqueza em potencial proporcionada pela diversidade biológica contida na floresta amazônica.
Para aderir à União Europeia, um Estado deve cumprir três critérios: Critério político. A existência de instituições estáveis que garantam a democracia, o Estado de direito, os Direitos humanos, o respeito pelas minorias e a sua protecção.
A União Europeia (UE) é o maior Bloco Econômico mundial composto atualmente por 27 países. Os objetivos da União Europeia são manter a paz entre seus membros e promover a livre circulação de pessoas, mercadorias e capitais. ...
O bloco Econômico da União Européia, apesar da prosperidade, enfrenta vários problemas, dentre eles a desigualdade econômica entre os países membros, desigualdade de infra-estrutura, além de outros problemas como os terroristas separatistas e partidos xenófobos que colocam em risco a democracia.