São muitos os motivos que levam alguém a esses erros, desde uma educação precária até a falta de interesse na melhora do vocabulário, mas uma coisa é certa: pode ser realmente nada agradável manter uma conversa com uma pessoa que escreve completamente errado.
Veja algumas dicas para melhorar o alinhamento da sua escrita:
A melhor forma para melhorar a letra ilegível é treinar, seja no caderno de caligrafia ou na reescrita de um texto. O professor nunca deve deixar de escrever de maneira legível, seja no quadro, no caderno ou na agenda do aluno, pois isso é um bom exemplo.
Negrito: Digite um asterisco (*) no começo e outro no fim da mensagem; Itálico: Digite um sublinhado (_) no começo e outro no fim da mensagem; Texto riscado: Digite um til (~) no começo e outro no fim da mensagem.
Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras.
Por volta dos 6 a 7 anos ocorre a exploração da letra cursiva. No caso da alfabetização, a letra bastão apresenta maior facilidade, pois ela é mais separada. Na percepção visual do pequeno, a bastão é mais convidativa, mas, depois de estimulada, as crianças tendem a ir para a letra cursiva.
A letra de imprensa (também denominada letra bastão ou letra de fôrma) é um tipo de escrita manuscrita dos alfabetos latino, grego e cirílico em que as letras não são ligadas umas às outras e cujo traçado corresponde grosso modo àqueles dos caracteres tipográficos utilizados na imprensa.
A letra cursiva é emendada uma na outra, o que dificulta separá-las visualmente quando se está aprendendo a ler. Dessa forma, o ideal é ensinar a letra cursiva quando a criança já desenvolveu a lógica do sistema de escrita. Essa organização é importante para que ela possa aprender a letra cursiva.
Exercícios que incentivam. Existem maneiras que procuram favorecer o aprendizado da letra cursiva por parte das crianças. O bom e velho ditado, além de estimular a escrita ortográfica, também tende a desempenhar esse treinamento da forma cursiva.
Chame a atenção dos alunos para a grafia das letras cursivas, destacando o traçado de forma contínua, sem tirar o lápis do papel e ressalte a diferença entre os dois tipos de letra (na imprensa, as letras aparecem separadas na palavra e, na cursiva, as letras aparecem ligadas umas às outras na palavra).
Transição da letra bastão para a cursiva
Se o aluno arranca uma folha do brochura, a continuidade da folha, do outro lado do caderno, cai. Caso haja necessidade de tirar a folha por algum motivo, o correto é recortar a parte da margem e a parte de margem que permanece deve ser colada no caderno.
O caderno é um objeto de reconhecida importância nas ações do cotidiano de muitas pessoas - e também na formação delas durante toda a vida. ... Em qualquer um dos exemplos citados, o caderno é útil para guardar memórias (das dívidas, das leis, das experiências vividas).
São muitos os momentos que marcam a vida das crianças e passar a escrever em caderno com linha é um deles. O limite que as linhas das páginas indicam para a mente, ainda em formação, das crianças, é o início de uma importante lição: até na hora de escrever temos que respeitar algumas regras.
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes.