á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente). Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página. à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).
No Brasil é muito comum usar “tem” no sentido de existir (em vez de ser no sentido de posse), embora na escola se ensine que nessa situação deve-se usar “há”. ... Por analogia com o verbo haver, e também por intuição/costume, acho que o correto é manter o verbo no singular, por ser impessoal.
De acordo com a rede social, a forma mais comum de as pessoas gargalharem em comentários na internet é escrevendo "hahaha" e suas variações como "haha" ou "haaahhahaha".
Quando escrever “há anos” ou “a anos”?
A expressão há dez anos, sem o advérbio atrás, é a forma mais correta. A expressão há dez anos atrás, embora redundante, é a mais utilizada pelos falantes. ... Assim, é desnecessária a utilização do advérbio atrás para indicar o passado.
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
/Dúvidas /A mais ou há mais? As duas formas – a mais e há mais – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. A mais é uma locução que significa de forma adicional; adicionalmente; adicional, algo adicional.
Pleonasmo: É uma repetição ou redundância desnecessária de um termo da oração ou do significado de uma expressão. Há um ano atrás: Está errado, pois, "Há" indica o passado, consequentemente não tem necessidade de ser usado o "atrás". Há um ano: É forma correta a ser usada em uma oração.
Resposta. Há um ano. Correto. Obs: Não há a necessidade da palavra atrás,pois,o ( HÁ) indica tempo passado,substituindo o verbo FAZER,ou seja: Faz um ano.
Logo, se desejo ter a ideia que as horas, os dias ou os anos se passaram, devo empregar o verbo “haver” na 3ª pessoa do singular: há. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Assim, o correto é dizer: Há pouco tempo a vi na sua casa.
Significado de Ano Medida da idade, do tempo de existência de algo ou de alguém: jovem de 20 anos. Período anual durante o qual algumas atividades são feitas com regularidade.
Pode-se escrever assim: 365 dias = um ano.
Para evitar confusões, costumo indicar a data grafando o ano sem abreviatura e o mês com as três primeiras letras (ex.: 2004-NOV-03). Assim, a indicação é perfeitamente entendida em todas as oito pátrias da comum língua.
Datas
A melhor maneira de informar a data numa carta oficial é escrevê-la por extenso: 7 de agosto de 2001. Outra opção é fornecer o dia da semana, em vez de o ano: Sexta-feira, 7 de agosto. Na grande maioria das vezes, a data vem logo depois do endereço.
Nas restantes situações, entre as quais a correspondência, mesmo formal, a fórmula consagrada consiste na indicação do local de emissão, separado da data por uma vírgula, escrevendo-se primeiro o dia, depois o mês e, por fim, o ano, sendo estes elementos ligados pela preposição de (por exemplo: «Lisboa, 23 de Abril de ...
Em contratos públicos, aqueles firmados em cartórios, é obrigatório escrever a data por inteiro e por extenso. “Colocar apenas o 20 ao identificar o ano não invalida um contrato, mas é sempre bom escrever a data por inteiro e, se possível, inserir por extenso também.
LOCAL E DATA, COM VOCATIVO NAS MARGENS:
Inserir uma data que é atualizada automaticamente
a) Cabeçalho: na primeira linha da carta, na margem do parágrafo, aparecem o nome da cidade e a data na qual se escreve. Exemplo: Londrina, 15 de março de 2003. b) Vocativo inicial: na linha de baixo, também na margem do parágrafo, há o termo por meio do qual você se dirige ao leitor (geralmente marcado por vírgula).
Local e Data: acima do corpo de texto, e geralmente na margem esquerda, indica-se a data e o local do envio da carta. Destinatário: informações do remetente (emissor) devem ser acrescidas abaixo da data e local, por exemplo, nome, departamento ao qual pertence e o endereço.
Despedida: saudações do remetente que podem ser de cunho formal ou informal, por exemplo, “atenciosamente” ou “beijos carinhosos e forte abraço” Assinatura: para finalizar a carta, o remetente assina seu nome abaixo das saudações de despedida. Nas cartas pessoais geralmente é escrito somente o primeiro nome.